Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Renato Oliveira da-
dc.contributor.authorNascimento, Gilberto Ribeiro do-
dc.contributor.authorNascimento, Gislene Maria Costa-
dc.contributor.authorPereira, Idione dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Ivanete Alves da-
dc.contributor.authorPereira, Katy Giselle Neres-
dc.date.accessioned2015-06-11T19:24:09Z-
dc.date.available2015-06-11T19:24:09Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6588-
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado da pesquisa realizada como requisito complementar à conclusão do curso de Pedagogia/ Projeto Professor nota 10, do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. O tema enfocado - A influência da família na aprendizagem escolar nas séries iniciais, foi delimitado a partir de situações vivenciadas no cotidiano do corpo docente das escolas públicas do Distrito Federal. A questão que se procura responder, e que permeia o trabalho em questão, é especificamente de que a família contribui para o êxito do aluno e quais variáveis influenciam neste processo. Inicialmente foi realizada uma abordagem em torno dos elementos que interferem no sucesso e no fracasso da aprendizagem, foram trabalhando seus conceitos visando uma melhor compreensão em torno da questão. Foi ressaltado também o papel da família, da escola e do professor nesta investigação. Em outra abordagem foi demonstrada a importância da relação Escola/Família/Sociedade no processo de aprendizagem do educando. Complementarmente, foi realizada uma reflexão e análise dos dados coletados junto à pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas -INEP e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, a partir da qual constatou-se que a participação dos pais ajuda no desempenho escolar da criança. Nas considerações finais do trabalho, as principais inferências são brevemente retomadas, com alguns comentários quanto à questão da importância da participação da família no processo ensino/ aprendizagem da criança, além de sugestões para um melhor desenvolvimento da relação Escola/Família. Finalmente, cabe ressaltar que o que direcionou esta pesquisa fica aqui enfatizado que Família/Escola/Sociedade estão interligados para o sucesso do educando.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T19:24:09Z No. of bitstreams: 1 40253382.pdf: 246219 bytes, checksum: d065417da3644a6bcc29cd20ffec6c52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-11T19:24:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40253382.pdf: 246219 bytes, checksum: d065417da3644a6bcc29cd20ffec6c52 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA influência da família na aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40253382.pdf240.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.