Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6588
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva Júnior, Renato Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Gilberto Ribeiro do | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Gislene Maria Costa | - |
dc.contributor.author | Pereira, Idione dos Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Ivanete Alves da | - |
dc.contributor.author | Pereira, Katy Giselle Neres | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-11T19:24:09Z | - |
dc.date.available | 2015-06-11T19:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6588 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada como requisito complementar à conclusão do curso de Pedagogia/ Projeto Professor nota 10, do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB. O tema enfocado - A influência da família na aprendizagem escolar nas séries iniciais, foi delimitado a partir de situações vivenciadas no cotidiano do corpo docente das escolas públicas do Distrito Federal. A questão que se procura responder, e que permeia o trabalho em questão, é especificamente de que a família contribui para o êxito do aluno e quais variáveis influenciam neste processo. Inicialmente foi realizada uma abordagem em torno dos elementos que interferem no sucesso e no fracasso da aprendizagem, foram trabalhando seus conceitos visando uma melhor compreensão em torno da questão. Foi ressaltado também o papel da família, da escola e do professor nesta investigação. Em outra abordagem foi demonstrada a importância da relação Escola/Família/Sociedade no processo de aprendizagem do educando. Complementarmente, foi realizada uma reflexão e análise dos dados coletados junto à pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas -INEP e o Ministério da Educação e Cultura – MEC, a partir da qual constatou-se que a participação dos pais ajuda no desempenho escolar da criança. Nas considerações finais do trabalho, as principais inferências são brevemente retomadas, com alguns comentários quanto à questão da importância da participação da família no processo ensino/ aprendizagem da criança, além de sugestões para um melhor desenvolvimento da relação Escola/Família. Finalmente, cabe ressaltar que o que direcionou esta pesquisa fica aqui enfatizado que Família/Escola/Sociedade estão interligados para o sucesso do educando. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T19:24:09Z No. of bitstreams: 1 40253382.pdf: 246219 bytes, checksum: d065417da3644a6bcc29cd20ffec6c52 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-06-11T19:24:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 40253382.pdf: 246219 bytes, checksum: d065417da3644a6bcc29cd20ffec6c52 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A influência da família na aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
40253382.pdf | 240.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.