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dc.contributor.advisorSchneider, Ciomara-
dc.contributor.authorSilva, Licínia de Lourdes-
dc.contributor.authorMatias, Márcia Tavares de Araújo-
dc.date.accessioned2015-06-15T13:09:33Z-
dc.date.available2015-06-15T13:09:33Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6652-
dc.description.abstractA construção de uma sociedade inclusiva exige mudanças de idéias e práticas educativas que apoiem a implementação de uma nova prática social e viabilize escolas inclusivas que atendam a todos, independente das suas Necessidades Educacionais Especiais. Aceitar e valorizar a diversidade é o primeiro passo para a criação de uma escola de qualidade para todos. A pesquisa investigou a avaliação curricular na Inclusão Educacional, buscando conhecer as adaptações na construção do Sistema Educacional Inclusivo. Analisou a relação família/escola e como se processa a atuação dos envolvidos no processo de Inclusão Educacional, identificando as estratégias utilizadas no cotidiano escolar , bem como as adaptações curriculares, as práticas pedagógicas e o processo de avaliação. A análise crítica do processo de ensino-aprendizagem na Escola Inclusiva, suscitou sugestões de adaptação curricular. Como método de investigação escolheu-se a pesquisa qualitativa, por meio de relatos de experiências. A investigação destaca três casos distintos: o primeiro trata-se de como se processa o atendimento a alunos em situação de risco social e o egresso dos mesmos à sociedade. O segundo caso é o relato da trajetória de uma aluna com comprometimento severo que não consegue ingressar na Escola Inclusiva. O terceiro caso retrata como se processa o Atendimento Especializado. Comprovou-se que o atendimento oferecido pela Rede Pública de Ensino é segregado, categorizando tipo de deficiência, aponta uma maior oferta de inclusão a clientela do Plano Piloto e défict no atendimento nas demais regionais administrativas. Percebeu-se a prática de classificar e categorizar crianças baseado no que estas crianças não sabem ou não podem fazer, atitude que reforça fracasso e perpetua a visão de que o problema está no indivíduo e não nos fatores de metodologias educacionais, currículos, e organização escolar. O principal ponto da pedagogia de inclusão é que todos os alunos possam aprender, uma vez que seus professores identifiquem o que estes sabem, planejando em torno deste prévio conhecimento, e conhecendo o estilo de aprender e as necessidades individuais de cada um. Todos os alunos podem se beneficiar das metodologias de inclusão e todos podem descobrir juntos professor/aluno, que existem diferentes propostas para diferentes pessoas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T13:09:33Z No. of bitstreams: 1 40263651.pdf: 522867 bytes, checksum: e7f452ff45751325001a76d9fc49fcb8 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleAvaliação das adaptações curriculares na educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PSI - Graduação

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