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metadata.dc.type: Monografia
Title: Educação sexual: orientar para prevenir
Authors: Cleci da Silva Santos
Cristiane Ferreira de Carvalho
Ediones Henrique do Carmo
Abstract: A educação sexual é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Básico de Educação das Escolas Públicas do Distrito Federal, do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Os profissionais da educação observam a grande necessidade da abordagem deste tema, em sala de aula. Diante desta consideração, é necessário compreender como deve ser realizada a educação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo a buscar uma forma não repressiva, com responsabilidade, bom senso e consciência crítica, oferecendo subsídios aos professores, objeto desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, com uso de um roteiro de análise documental, como instrumento. Esta análise documental teve como foco buscar conteúdos e procedimentos metodológicos sobre educação sexual para a 4ª série do ensino fundamental. Os principais resultados da pesquisa foram que: em todas as fontes pesquisadas são abordadas as questões ligadas à sexualidade dentro da disciplina Ciências (mudanças e transformações do corpo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis/AIDS), sem o aprofundamento desses: entretanto, os livros didáticos mais recentes mencionam esses temas dentro da educação sexual, trabalhando as relações existentes entre os aspectos biológicos, afetivos, sociais, econômicos e culturais na formação da sexualidade da pessoa e de um grupo social, analisando-se as transformações dos papéis sexuais ao longo da história. Conclui-se, ao final do trabalho, que há necessidade de se discutir e implementar a educação sexual nas escolas, devido ao despreparo que as famílias têm em lidar com assuntos ligados à sexualidade. É importante que o professor esteja atento e preparado para responder e orientar as questões relacionadas à educação sexual, sem transmitir seus valores, crenças e opiniões. Os conteúdos de orientação sexual devem ser flexíveis, visando atender às curiosidades e interesses dos alunos. É importante lembrar que a linguagem usada deve estar de acordo à faixa etária dos alunos para que estes possam entender os conteúdos transmitidos e assim serem alcançados os objetivos propostos.
Keywords: Educação sexual
Sexualidade
Adolescência
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6730
Issue Date: 2006
Appears in Collections:PED - Graduação

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