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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6730
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Montenegro, Maria Eleusa | - |
dc.contributor.author | Cleci da Silva Santos | - |
dc.contributor.author | Cristiane Ferreira de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Ediones Henrique do Carmo | - |
dc.date.accessioned | 2015-06-16T19:27:42Z | - |
dc.date.available | 2015-06-16T19:27:42Z | - |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6730 | - |
dc.description.abstract | A educação sexual é um tema transversal proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais e no Currículo Básico de Educação das Escolas Públicas do Distrito Federal, do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Os profissionais da educação observam a grande necessidade da abordagem deste tema, em sala de aula. Diante desta consideração, é necessário compreender como deve ser realizada a educação sexual nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo a buscar uma forma não repressiva, com responsabilidade, bom senso e consciência crítica, oferecendo subsídios aos professores, objeto desse trabalho. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica do tipo qualitativa, com uso de um roteiro de análise documental, como instrumento. Esta análise documental teve como foco buscar conteúdos e procedimentos metodológicos sobre educação sexual para a 4ª série do ensino fundamental. Os principais resultados da pesquisa foram que: em todas as fontes pesquisadas são abordadas as questões ligadas à sexualidade dentro da disciplina Ciências (mudanças e transformações do corpo, gravidez, doenças sexualmente transmissíveis/AIDS), sem o aprofundamento desses: entretanto, os livros didáticos mais recentes mencionam esses temas dentro da educação sexual, trabalhando as relações existentes entre os aspectos biológicos, afetivos, sociais, econômicos e culturais na formação da sexualidade da pessoa e de um grupo social, analisando-se as transformações dos papéis sexuais ao longo da história. Conclui-se, ao final do trabalho, que há necessidade de se discutir e implementar a educação sexual nas escolas, devido ao despreparo que as famílias têm em lidar com assuntos ligados à sexualidade. É importante que o professor esteja atento e preparado para responder e orientar as questões relacionadas à educação sexual, sem transmitir seus valores, crenças e opiniões. Os conteúdos de orientação sexual devem ser flexíveis, visando atender às curiosidades e interesses dos alunos. É importante lembrar que a linguagem usada deve estar de acordo à faixa etária dos alunos para que estes possam entender os conteúdos transmitidos e assim serem alcançados os objetivos propostos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T19:27:42Z No. of bitstreams: 1 40350841.pdf: 323135 bytes, checksum: 5c00503fb6896d465c77e7ffe632d87a (MD5) | en |
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dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.title | Educação sexual: orientar para prevenir | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2006 | - |
Appears in Collections: | PED - Graduação |
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