Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7278
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação patrimonial: um estudo de caso no Centro de Ensino Fundamental 403 em Santa Maria
Authors: Cavalcante, Gisele Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Rigobello, Anna Maria Felipin
Abstract: O presente estudo, ao analisar a importância da Educação Patrimonial, objetiva identificar as variáveis que contribuem para sua promoção na escola e sua percepção pelos alunos. Para tanto, abordam-se temas como a educação, a cultura e o patrimônio, conceituando-os e contextualizando-os na escola, pretendendo-se assim identificar a sua importância e a realidade vivenciada pelos alunos. Tal estudo caracteriza-se como pesquisa quantitativa/descritiva, além de utilizar técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, sendo ainda caracterizada com um estudo de caso. Esta análise da realidade foi realizada através da coleta de dados em uma escola pública do Distrito Federal localizada na cidade de Santa Maria – Centro de Ensino Fundamental 403. Nesta pesquisa de campo, os alunos da 3° série do ensino fundamental foram perguntados sobre o Patrimônio Cultural em Brasília mediante um questionário composto de perguntas fechadas. Os resultados encontrados evidenciaram a importância do Patrimônio Cultural para a sociedade e a parcela de contribuição que a escola precisa dar para que os alunos possam atuar efetivamente na preservação desse e valorizá-lo, utilizando, para isso, o Turismo Cultural como mecanismo. De modo geral, os alunos não dominam o assunto tratado, o que evidencia a necessidade de um trabalho mais consistente acerca da Educação Cultural.
Keywords: Patrimônio cultural
Educação patrimonial
Turismo cultural
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7278
Issue Date: 2007
Appears in Collections:TUR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GISELE RODRIGUES CAVALCANTE.pdf167.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.