Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7402
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gazon, Jefferson L. | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Samara Batista | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-08T00:29:34Z | - |
dc.date.available | 2015-10-08T00:29:34Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7402 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho desenvolve reflexões básicas e gerais sobre Turismo Cultural Sustentável como embasamento para que se chegue ao tema central do estudo – a situação de preservação da Catedral Metropolitana de Brasília, a capital brasileira que foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Acrescenta vários tópicos referentes à epopéia de construção da cidade, enfatizando a memória e o patrimônio cultural que, óbvio, dependem de preservação que, atualmente, tem sido outro parâmetro a ser considerado na gestão das cidades e uma das exigências do turismo cultural sustentável. Geograficamente erguida no topo central do Continente Sul-americano, no cerne do chamado Corredor Místico do Paralelo 15° do Meridiano, Brasília é diferente em tudo, de todas as demais cidades. É única e sem clone. Isso a começar pelo aspecto físico institucional, a modernidade arquitetônica e arrojado traçado urbanístico, até a forma e a qualidade de vida de sua gente. É a síntese mais autêntica da brasilidade na mistura de culturas, costumes, crenças, ritmos, folclore e culinária de todos os recantos desse Brasil/Continente. Brasília tem o turismo mais diversificado do país, oferecendo opções para os temas Cívico, Político, Cultural, de Negócios, Religioso, Místico e Ecológico. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, construída em homenagem à padroeira da Capital tem quarenta metros de altura e capacidade para quatro mil pessoas. No topo de dezesseis colunas curvas, entremeadas por vitrais, uma cruz metálica abençoada pelo papa Paulo VI. À entrada, os Quatro Evangelistas do escultor Ceschiatti. No interior, Os Anjos, em alumínio fundido, do mesmo escultor, flutuam no espaço. Possui obras de arte de Di Cavalcanti e Athos Bulcão. Ao lado da Catedral, o Campanário, com os sinos Santa Maria, Pinta, Nina, e Pilarica, doados pelo Governo Espanhol. O acervo da Catedral, certamente, justifica a importância do tema em função do empenho efetivado pela divulgação e estabilização do turismo nacional, que se deseja planejado, ordenado, sustentado e, principalmente – no caso de Brasília – preservado. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Mirian Silva (mirian.pereira@uniceub.br) on 2015-10-08T00:29:34Z No. of bitstreams: 1 20173380.pdf: 798518 bytes, checksum: 51d34733e8230a670d017acfa26bf46e (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-10-08T00:29:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20173380.pdf: 798518 bytes, checksum: 51d34733e8230a670d017acfa26bf46e (MD5) Previous issue date: 2005 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Turismo cultural sustentável | pt_BR |
dc.subject | Brasília | pt_BR |
dc.subject | Preservação da Catedral Metropolitana de Brasília | pt_BR |
dc.title | Turismo cultural sustentável: analise da situação de preservação da Catedral Metropolitana de Brasília | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2005 | - |
Appears in Collections: | TUR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20173380.pdf | 779.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.