Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7515
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha-
dc.contributor.authorAmorim Júnior, Agnaldo-
dc.date.accessioned2016-01-19T10:34:41Z-
dc.date.available2016-01-19T10:34:41Z-
dc.date.issued2015-11-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7515-
dc.description.abstractIntrodução: A flexibilidade é a amplitude do movimento disponível nas articulações ou grupo de articulações, sendo limitada por ossos, músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares. Objetivo: foi, demonstrar a importância do alongamento estático nos treinos de Natação em atletas de 11 a 17anos. Material e Métodos: O estudo foi caracterizado como longitudinal de cunho exploratório, com amostra comparativa, onde foi aplicado testes para verificar os índices de flexibilidades em alunos do Centro Olímpico e Paralímpico localizado em Samambaia. Foram avaliadas 13 adolescentes de ambos os sexos, de 11 a 17 anos do Ensino Fundamental, regularmente matriculadas na rede de ensino do Distrito Federal. Os alunos foram subdivididos em dois grupos, Grupo Controle (GC) n=6 e Grupo Intervenção (GI) n=7, foram mensurados o peso (kg) dos avaliados através de uma balança digital Filizola Personal PL 200 com precisão de 100g, a estatura foi mensurada através de um estadiômetro Alturexata com precisão de 0,1 cm, o IMC através da fórmula IMC = peso/estatura² e a flexibilidade através do teste de ‘’sentar e alcançar’’ (banco de Wells), padronizado da seguinte forma, sentado com os pés encostados na borda do banco, joelhos estendidos, as mãos permanecendo sobrepostas e deslizando sobre o banco o máximo de distância conseguida pela criança permanecendo por pelo menos dois segundos. Resultados e discussão: O principal achado do presente estudo foi que não obteve diferença significativa na flexibilidade entre o grupo controle (GC) e o grupo intervenção (GI), após três semanas de intervenção. O mesmo não aconteceu com a comparação dos grupos entre eles, onde o grupo intervenção (GI) obteve um aumento de amplitude de movimento comparando o pré-teste com o pós-teste. O que não ocorreu com o grupo controle (GC). Considerações Finais: Nesta pesquisa pode ser concluído que devido a pouco tempo de intervenção não obteve melhoras significativas comparando os grupos, talvez são necessários mais tempo de intervenção para obterem ganhos mais significativos no componente flexibilidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T10:34:41Z No. of bitstreams: 1 21237117.pdf: 1924196 bytes, checksum: e35c2f426009e6d0dac49fe9ed0cfa03 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-19T10:34:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21237117.pdf: 1924196 bytes, checksum: e35c2f426009e6d0dac49fe9ed0cfa03 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFlexibilidadept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectNataçãopt_BR
dc.titleAnálise de flexibilidade em atletas de nataçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-19-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21237117.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.