Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7521
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Sergio Adriano | - |
dc.contributor.author | Peniche, Romulo Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T10:48:15Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T10:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7521 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A Educação Física Escolar (EFE) faz a integração do aluno à cultura corporal de movimento, mas se atentando quanto a individualidade de cada um. No Brasil os conteúdos abordados nas aulas de Educação Física, são divididos em três dimensões, sendo elas: Conceitual, baseada no que se deve saber, na Procedimental, onde a criança tem se atenta ao que se deve saber fazer e a Atitudinal, que é como se deve ser ou fazer a experiência motora proposta, os conteúdos das aulas devem ser, de acordo com os PCNs, esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas e o conhecimento sobre o corpo. Os conteúdos da Educação Infantil, objetiva desenvolver o físico, psicológico, social e intelectual de cada aluno, segundo a LDB. Objetivo: Analisar a contribuição da Educação Física para o desenvolvimento motor em escolares do Ensino Fundamental, por meio das aulas de Educação Física Escolar. Materiais e Métodos: Pesquisa feita com revisão de literatura em periódicos, revistas eletrônicas e livros com ano de publicação de 1999 à 2015. Revisão Literatura: A EFE tem como meta formar o aluno no aspecto físico e social, aperfeiçoando movimentos naturais, ela deve seguir princípios como de inclusão, o de diversidade e o de categoria de conteúdos feito de acordo com as dimensões estabelecidas. Desenvolvimento motor é a contínua mudança ao longo da vida do comportamento humano, modificado pela individualidade, às condições do ambiente ou as necessidades de uma experiência motora. As abordagens Desenvolvimentista, Construtivista, Psicomotora e Crítica fazem pare da seleção de conteúdos da (EFE). Considerações Finais: Na Educação Escolar Infantil, o Desenvolvimento Motor deve ter uma sequência lógica visando experiências e individualidade de cada aluno, tem de acompanhar as mudanças, fazendo uma avaliação mais efetiva quando individualizada seguindo parâmetros concretos de avaliação, isso irá contribuir para o melhor nível de Desenvolvimento motor de cada aluno. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T10:48:15Z No. of bitstreams: 1 21237563.pdf: 1347771 bytes, checksum: f4d96c7767f90154a7a62c0f83132516 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T10:48:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21237563.pdf: 1347771 bytes, checksum: f4d96c7767f90154a7a62c0f83132516 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A educação física para o desenvolvimento motor em escolares do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-20 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21237563.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.