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dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorAraújo, Leandro Fontebasse de-
dc.date.accessioned2016-01-19T11:25:16Z-
dc.date.available2016-01-19T11:25:16Z-
dc.date.issued2015-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7524-
dc.description.abstractIntrodução: A importância do professor de educação física na infância escolar é de favorecer o desenvolvimento corporal e mental por meio da atividade física. As atividades recreativas, lúdicas e que respeitam o gosto da criança trazem um bem estar e melhoram sua aptidão física, a socialização, e a sua criatividade. Objetivo: objetivo analisar e comparar a idade cronológica e a idade motora entre crianças que praticam exercícios físicos e crianças que não praticam exercícios físicos. Material e Métodos: Pesquisa transversal de caráter exploratório feito com 20 crianças entre 8 e 10 anos onde foi aplicado o teste Escala de Desenvolvimento Motor de Francisco Neto que avalia os aspectos psicomotores. Resultados e discussão: 60% dos indivíduos praticam exercícios regularmente e obtiveram os maiores índices de quociente motor, estando inseridos na faixa entre 100 e 108. 40% dos indivíduos não praticam exercícios regularmente e obtiveram índices menores que 100, sendo inseridos entre 91 e 98. Considerações Finais: Os praticantes de exercício físico atingiram a média de 101,2 no Quociente motor e foram classificados no perfil motor Normal médio ( 90-109) enquanto os não praticantes obtiveram uma média de 88,3, tendo sido classificados no perfil motor Normal baixo (80-89), demonstrando que a prática dos exercícios corroboram significativamente para o desenvolvimento dos aspectos motores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:25:16Z No. of bitstreams: 1 21245650.pdf: 2197505 bytes, checksum: 46e111d28994f83901835f8435bc2844 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-19T11:25:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21245650.pdf: 2197505 bytes, checksum: 46e111d28994f83901835f8435bc2844 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicomotorpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectEDMpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleComparação dos aspectos psicomotores entre crianças que praticam exercício físico e crianças que não praticampt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-17-
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