Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Arthur-
dc.contributor.authorCosta, Ayane Katarinne Santos da-
dc.date.accessioned2016-01-19T11:27:44Z-
dc.date.available2016-01-19T11:27:44Z-
dc.date.issued2015-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7525-
dc.description.abstractIntrodução: na década de 1970 a Educação Física escolar estava voltada ao ensino de esportes, levando o professor a valorizar os estudantes mais habilidosos e promover a exclusão dos menos aptos. Porém, na década de 1980 o surgimento de novas concepções de ensino veio salientar o surgimento de concepções pedagógicas da Educação Física. Objetivo: analisar a prática pedagógica do professor de Educação Física que atua na Educação de Jovens e Adultos (EJA), considerando o conhecimento do professor sobre as concepções pedagógicas e dessa maneira compreender como ele a leva a efeito. Material e Métodos: tratou-se de estudo de caso, com abordagem qualitativa e utilizou-se de entrevista estruturada e observação sistemática de aulas com o registro em diário de campo. Resultados e discussão: O professor dividiu o conteúdo do bimestre observado em dois temas, os quais são: condicionamento físico e futsal. Com relação ao seu método pedagógico, ele não soube definir em qual concepção se baseia para ministrar as suas aulas, porém acredita-se que seja possível identificar os fundamentos que orientam a sua prática pedagógica. O tipo de avaliação adotada pelo professor foi objetiva, com questões de múltipla escolha e com consulta à apostila. Notou-se que o professor fundamentou suas aulas nas concepções críticas de ensino da Educação Física, porém sem distinção entre elas. Considerações Finais: Notou-se que o aluno da EJA tem um desinteresse muito grande pelas aulas de Educação Física, principalmente em relação as aulas práticas e isso pode refletir no método de ensino do professor. Esse estudo torna-se relevante ao proporcionar o conhecimento para a formação dos futuros professores, já que o público da EJA tem características bem específicas e uma realidade pedagógica bem diferente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:27:44Z No. of bitstreams: 1 21258210.pdf: 1863360 bytes, checksum: f10958d38d56f7f5cde9cb967895f94f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-19T11:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258210.pdf: 1863360 bytes, checksum: f10958d38d56f7f5cde9cb967895f94f (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectConcepção pedagógicapt_BR
dc.titleUma análise sobre a prática pedagógica do professor de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-16-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21258210.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.