Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7526
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Jesus, Fernando Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T11:29:46Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T11:29:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7526 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O basquetebol evoluiu muito nas últimas décadas e no ambiente escolar é praticado em quase todas as partes do mundo. O basquete é um dos esportes que desenvolve a motricidade e a psicomotricidade Objetivo: A presente pesquisa teve como objetivo principal investigar quais são os fatores motivacionais que levam os alunos do ensino fundamental de uma escola da rede publica de Brasília a praticar o Basquete nas aulas de educação física. Além disso, buscar entender alguns porquês relacionados com as praticas esportivas: em qual momento, escolha, preferencias, intensidade, persistência e se a continuidade estará sempre atrelada ao que podemos chamar de dimensões motivacionais. Material e Métodos: Para isso, foi aplicado o inventário de motivação para a prática desportiva adaptado de Gaya e Cardoso. Participaram deste estudo 30 alunos, de ambos os sexos, do 6º e 7º ano de uma escola publica de Brasília com idade entre 11 a 15 anos. Os estudantes responderam a um questionário transversal, de coleta única, com 19 questões fechadas e sem limites de alternativas. Resultados: Observou-se que 40% dos alunos acharam que o fator motivacional, “Para ser um jogador”, é nada importante; Enquanto que 74% acharam que o fator motivacional, “Para vencer”, é pouco importante: E os fatores motivacionais que se destacaram foram, “Para exercitar-se”, 90%, “Para manter a saúde”, 77%,” Para me divertir” e “Para desenvolver habilidades” ambas com 64%. Considerações Finais: Através desses resultados o professor de educação física poderá planejar melhor suas aulas para que os alunos sintam-se mais motivados para a pratica e para futuramente continuarem a gostar desse esporte. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:29:46Z No. of bitstreams: 1 21258328.pdf: 1353250 bytes, checksum: 7c7be51e6645a455754a045b8eb09b9b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T11:29:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258328.pdf: 1353250 bytes, checksum: 7c7be51e6645a455754a045b8eb09b9b (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Esporte na escola | pt_BR |
dc.subject | Basquete | pt_BR |
dc.subject | Fator motivacional | pt_BR |
dc.subject | Abordagem pedagógica | pt_BR |
dc.title | Fatores motivacionais que levam o aluno a praticar o basquete nas aulas de educação fisica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-06-15 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21258328.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.