Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCruz, Gabriel Nicolau-
dc.date.accessioned2016-01-19T11:33:00Z-
dc.date.available2016-01-19T11:33:00Z-
dc.date.issued2015-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7527-
dc.description.abstractIntrodução: O ser humano no decorrer da vida aprende habilidades fundamentais para o seu desenvolvimento motor como coordenação, equilíbrio e o esquema corporal, importantes para as fases sequentes da vida. Os distúrbios de aprendizagem aparecem quando a criança inicia sua vida escolar, muitas vezes relacionados a problemas psicomotores. Assim os profissionais da área da educação tem que estar preparados para identificar alunos que apresentem mau desempenho escolar, buscando medidas que possam minimizar ou ate mesmo sanar essas dificuldades. Objetivo: O presente artigo buscou comprovar, através da literatura, como o desenvolvimento motor está relacionado com as dificuldades de aprendizagem, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Material e Métodos: O foi realizado por meio de revisão bibliográfica de caráter exploratório. Foram utilizados para esta pesquisa trabalhos acadêmicos e livros acerca do tema psicomotricidade e desenvolvimento motor, estudos publicados nos anos de 1980 até 2015, por meio de periódicos do banco de dados do Scielo, e Google Acadêmico. Revisão da Literatura: Através de um acompanhamento contínuo aplicando testes para verificar o comportamento e as habilidades motoras de crianças nos anos inicias do ensino fundamental, verificando a relação entre o desenvolvimento motor e as dificuldades de aprendizagem. Buscando minimizar ou até mesmo sanar tais desordens motoras através da educação psicomotora importante componente para o sucesso escolar de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Considerações Finais: Por meio do estudo foi possível verificar a existência da relação entre o desenvolvimento motor e as dificuldades de aprendizagem apresentadas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Observou-se que a rápida intervenção dos professores e, em especial, de educação física pode contribuir com o aprendizado dos alunos através de atividades que estimulem o desenvolvimento psicomotor e o sucesso do processo ensino-aprendizagem, evitando fracassos e a exclusão escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:33:00Z No. of bitstreams: 1 21258380.pdf: 3087190 bytes, checksum: 3d0b13658c927de4fc7c8aa528f63e0b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-19T11:33:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21258380.pdf: 3087190 bytes, checksum: 3d0b13658c927de4fc7c8aa528f63e0b (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem e o desenvolvimento motor de alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-06-15-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21258380.pdf3.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.