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dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorSousa, Lucas Pereira-
dc.date.accessioned2016-01-19T11:39:58Z-
dc.date.available2016-01-19T11:39:58Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7529-
dc.description.abstractIntrodução: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , 23,9% da população brasileira tem algum tipo do deficiência. No Brasil, a inclusão é obrigatória desde o ano 1996 no ensino conforme a Lei 9.394/96 – art. 4 (lei de Diretrizes e Bases da Educação). É um assunto que está crescendo e ganhando apoio social. E desde então, as escolas são obrigadas a atender esse público. Estudos mostram a falta de preparo de muitos professores , falta de materiais e estrutura física, que acabam comprometendo a inclusão desses alunos no ensino regular. Objetivo: Observar a inclusão de alunos deficientes físicos nas aulas de educação física em uma escola pública da asa norte, de Brasília, Distrito Federal. Material e Métodos: Foram selecionados 10 professores de Educação Física, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi aplicado um questionário com 15 perguntas abertas e fechadas, buscando analisar três aspectos: Questões referentes as concepções sobre inclusão, questões referentes ás atitudes dos professores, questões referentes à capacitaçāo profissional e questões referentes ao espaço física e recursos da escola. Resultados e discussão:Observou-se que a maioria dos professores estão despreparados para dar aulas inclusivas, em relação a apropriação das aulas e a capacitaçāo dos professores, 60% não são apropriadas e não são capazes, 30% são apropriadas e são capazes e 10% talvez. Considerações Finais: De acordo com os resultados apresentados, podemos observar que os professores desse estudo não apresentaram capacitaçāo profissional especializada e adequada para atender alunos com deficiência física em classes regulares, apresentando falta de preparo do professor para planejar suas aulas inclusivas, dificultando esse planejamento com falta de recursos, materiais e alguns aspectos da estrutra da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:39:58Z No. of bitstreams: 1 21258544.pdf: 7330373 bytes, checksum: ce273b3fdb41250ec1b3cdb8e0bd5a2d (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçāo físicapt_BR
dc.subjectDeficiência físicapt_BR
dc.subjectFormaçāopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleInclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-12-18-
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