Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7533
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Medeiros, Ana Karoline Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T11:56:10Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T11:56:10Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7533 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A ginástica é uma atividade integrada por um sistema de movimentos espontâneos do corpo relativo as leis da natureza, especialmente escolhidos, que requerem força, flexibilidade e agilidade para o ambiente escolar. Objetivo: Mostrar a ginástica como conteúdo a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar, que consiste em manter e melhorar as performances individuais e também coletivas oferecendo as experiências estéticas, neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos. Material e Métodos: Para esta pesquisa optou-se por um Estudo de Revisão de Literatura, visto que esta técnica de pesquisa descritiva é amplamente utilizada pelas áreas da Educação e Saúde. Revisão da Literatura: Para a maioria dos especialistas, a ginástica advêm de quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alemã, Sueca e Francesa) e os principais métodos e aparelhos ginásticos. A utilização de materiais não tradicionais se transforma em um fator propício para que a ginástica geral seja trabalhada nas escolas, porque o material está na escolha do possível, podendo ser buscado até na natureza. Entende-se que a ginástica seja uma atividade física fundamental nas escolas. Percebe-se, entretanto, sua ausência por diversos fatores, como: falta de conhecimento e vivência deste conteúdo pelos professores, bem como a esportivização da Educação Física, que restringe suas aulas aos esportes. Considerações Finais: Cabe ao professor de educação física inserir esse conteúdo nas aulas, e dessa forma proporcionar para os alunos vivências corporais diversificadas para um melhor desenvolvimento de suas capacidades físicas e um maior repertório motor. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T11:56:10Z No. of bitstreams: 1 21272101.pdf: 1424268 bytes, checksum: 479722617002ce06adb3d1ee2425773b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T11:56:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21272101.pdf: 1424268 bytes, checksum: 479722617002ce06adb3d1ee2425773b (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Ginástica escolar | pt_BR |
dc.subject | Produção bibliográfica | pt_BR |
dc.title | A ginástica como conteúdo da educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-06 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21272101.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.