Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7535
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Oliveira Júnior, Geraldo Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T12:02:46Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T12:02:46Z | - |
dc.date.issued | 2015-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7535 | - |
dc.description.abstract | Resumo Introdução: Este estudo de revisão bibliográfica vem tratar especificamente da dança, no âmbito da Educação Física, como um instrumento enriquecedor do ambiente no ensino, indicando as contribuições e a necessidade da dança nesse contexto. Objetivo: Apontar os benefícios da dança no crescimento individual, social, cognitivo, afetivo e motor por meio da Educação Física no âmbito escolar. Materiais e métodos: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica com base em artigos e revistas, qualificando-o como um trabalho do tipo exploratório. Revisão da literatura: Admite-se que essa prática corporal influência diversos aspectos na vida do aluno, tanto no aspecto recreativo como físico, mas em especial o psicológico, cognitivo, de forma a beneficiar na inclusão social do corpo discente. O vigente artigo apresenta-se com o intuito de oferecer um levantamento de mostras com esta linha de pensamento para as discussões que acercam o tema. Entende-se que a dança está presente na disciplina de Educação Física como na Arte, disciplinas obrigatórias na educação básica, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais com base na Lei 9394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), guarda numerosas aplicabilidades, além das práticas esporadicamente já adotadas nas escolas, sobretudo nas datas comemorativas ou de forma de passatempo. Frisa-se que a dança tem poderes de desenvolver o ser humano, fazê-lo quebrar barreiras, no sentido de superar dificuldades com a autoestima, medo, inibição, patologias e coordenação motora. Considerações finais: Faz-se então imperativo o prosseguimento de estudos e pesquisas bibliográficas, por parte dos educadores, em relação aos benefícios ofertados pela dança, na Educação Física escolar, para maiores elucidações. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:02:46Z No. of bitstreams: 1 21275858.pdf: 1890712 bytes, checksum: 9f1994a5b76049a3ddf5a479af32dd94 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T12:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21275858.pdf: 1890712 bytes, checksum: 9f1994a5b76049a3ddf5a479af32dd94 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Instrumento pedagógico | pt_BR |
dc.title | Dança: um instrumento pedagógico para as aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-06 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21275858.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.