Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7535
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorOliveira Júnior, Geraldo Alves de-
dc.date.accessioned2016-01-19T12:02:46Z-
dc.date.available2016-01-19T12:02:46Z-
dc.date.issued2015-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7535-
dc.description.abstractResumo Introdução: Este estudo de revisão bibliográfica vem tratar especificamente da dança, no âmbito da Educação Física, como um instrumento enriquecedor do ambiente no ensino, indicando as contribuições e a necessidade da dança nesse contexto. Objetivo: Apontar os benefícios da dança no crescimento individual, social, cognitivo, afetivo e motor por meio da Educação Física no âmbito escolar. Materiais e métodos: Este trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica com base em artigos e revistas, qualificando-o como um trabalho do tipo exploratório. Revisão da literatura: Admite-se que essa prática corporal influência diversos aspectos na vida do aluno, tanto no aspecto recreativo como físico, mas em especial o psicológico, cognitivo, de forma a beneficiar na inclusão social do corpo discente. O vigente artigo apresenta-se com o intuito de oferecer um levantamento de mostras com esta linha de pensamento para as discussões que acercam o tema. Entende-se que a dança está presente na disciplina de Educação Física como na Arte, disciplinas obrigatórias na educação básica, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais com base na Lei 9394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), guarda numerosas aplicabilidades, além das práticas esporadicamente já adotadas nas escolas, sobretudo nas datas comemorativas ou de forma de passatempo. Frisa-se que a dança tem poderes de desenvolver o ser humano, fazê-lo quebrar barreiras, no sentido de superar dificuldades com a autoestima, medo, inibição, patologias e coordenação motora. Considerações finais: Faz-se então imperativo o prosseguimento de estudos e pesquisas bibliográficas, por parte dos educadores, em relação aos benefícios ofertados pela dança, na Educação Física escolar, para maiores elucidações.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:02:46Z No. of bitstreams: 1 21275858.pdf: 1890712 bytes, checksum: 9f1994a5b76049a3ddf5a479af32dd94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-19T12:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21275858.pdf: 1890712 bytes, checksum: 9f1994a5b76049a3ddf5a479af32dd94 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectInstrumento pedagógicopt_BR
dc.titleDança: um instrumento pedagógico para as aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-06-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21275858.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.