Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCustódio, Rômulo de Abreu-
dc.contributor.authorOliveira, Filipe Baracat de-
dc.date.accessioned2016-01-19T12:18:56Z-
dc.date.available2016-01-19T12:18:56Z-
dc.date.issued2015-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7540-
dc.description.abstractIntrodução: O presente estudo mostra como as artes marciais relacionadas à prática da Educação física se tornam uma ferramenta pedagógica. Objetivo: Apontar através de estudos bibliográficos utilizados, a importância das artes marciais no âmbito escolar para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, conceituar aspectos relevantes à educação física escolar relacionada a lutas, demonstrar os benefícios das artes marciais no âmbito escolar e mostrar a forma como a metodologia teórica e prática pode ser inserida nas aulas de educação física. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa descritiva, utilizando como consulta e auxílio textos de artigos científicos, revistas científicas e eletrônicas disponíveis para consulta em base de dados como: Google Acadêmico e SciELO. Revisão da Literatura: Julga-se necessária a introdução das artes marciais no âmbito escolar, uma vez que estão relacionadas à construção do conhecimento dos alunos através da filosofia ensinada pelo esporte. A introdução de jogos e brincadeiras torna a aula mais atrativa, possibilitando o aprendizado com maior facilidade e a participação mais frequente dos alunos. A falta de competência técnica de alguns professores em ministrar aulas de lutas para os alunos afeta diretamente na reputação dessa modalidade. Considerações Finais: Conclui-se que a introdução das artes marciais nas escolas será benéfica para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, porém, necessita-se que os professores sejam aconselhados a participarem de cursos técnicos que os capacitem a ministrarem aulas abordando tal assunto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:18:56Z No. of bitstreams: 1 21312742.pdf: 2333944 bytes, checksum: 921e3dbfaaf9af21ccea4ebec3421f06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-19T12:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21312742.pdf: 2333944 bytes, checksum: 921e3dbfaaf9af21ccea4ebec3421f06 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.titleArtes marciais como ferramenta pedagógica nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-16-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21312742.pdf2.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.