Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7540
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Custódio, Rômulo de Abreu | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Filipe Baracat de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T12:18:56Z | - |
dc.date.available | 2016-01-19T12:18:56Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7540 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O presente estudo mostra como as artes marciais relacionadas à prática da Educação física se tornam uma ferramenta pedagógica. Objetivo: Apontar através de estudos bibliográficos utilizados, a importância das artes marciais no âmbito escolar para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, conceituar aspectos relevantes à educação física escolar relacionada a lutas, demonstrar os benefícios das artes marciais no âmbito escolar e mostrar a forma como a metodologia teórica e prática pode ser inserida nas aulas de educação física. Material e Métodos: O presente estudo foi realizado através de uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa descritiva, utilizando como consulta e auxílio textos de artigos científicos, revistas científicas e eletrônicas disponíveis para consulta em base de dados como: Google Acadêmico e SciELO. Revisão da Literatura: Julga-se necessária a introdução das artes marciais no âmbito escolar, uma vez que estão relacionadas à construção do conhecimento dos alunos através da filosofia ensinada pelo esporte. A introdução de jogos e brincadeiras torna a aula mais atrativa, possibilitando o aprendizado com maior facilidade e a participação mais frequente dos alunos. A falta de competência técnica de alguns professores em ministrar aulas de lutas para os alunos afeta diretamente na reputação dessa modalidade. Considerações Finais: Conclui-se que a introdução das artes marciais nas escolas será benéfica para o desenvolvimento pedagógico dos alunos, porém, necessita-se que os professores sejam aconselhados a participarem de cursos técnicos que os capacitem a ministrarem aulas abordando tal assunto. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:18:56Z No. of bitstreams: 1 21312742.pdf: 2333944 bytes, checksum: 921e3dbfaaf9af21ccea4ebec3421f06 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-19T12:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21312742.pdf: 2333944 bytes, checksum: 921e3dbfaaf9af21ccea4ebec3421f06 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta pedagógica | pt_BR |
dc.title | Artes marciais como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-16 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21312742.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.