Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Sérgio Adriano-
dc.contributor.authorBoccomino, Caio Henrique Ruiz-
dc.date.accessioned2016-01-20T10:23:40Z-
dc.date.available2016-01-20T10:23:40Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7558-
dc.description.abstractIntrodução: A modalidade Basquetebol é caracterizada como uma das mais emocionantes práticas esportivas da atualidade, onde observa-se um crescente aumento no número de participantes ao longo dos anos em todo o mundo. Apesar do basquete ser um jogo de competição, no âmbito escolar, pode ser utilizado de uma forma lúdica. O basquetebol é descrito como um desporto capaz de desenvolver integralmente seus praticantes através das capacidades, sendo elas de características motoras, cognitivas e afetivas. Objetivo: Analisar os métodos de Ensino Aprendizagem e de Treinamento de Basquetebol no âmbito escolar. Material e Métodos: Foi realizado uma revisão bibliográfica de natureza descritiva realizada através de estudos de livros e artigos científicos entre período de 1999 a 2015. Revisão da Literatura: A vivência e o trato pedagógico do esporte devem ir além da dimensão Procedimental, ou seja, o saber fazer, deve promover um desenvolvimento integral aos alunos, contemplando também a dimensão Conceitual (saber/ conhecer) e a Atitudinal (saber ser) . A compreensão das atividades esportivas pelo método de totalidade social supõe necessariamente um projeto inovador, que tenha como ponto de partida o tripé compreensão, criatividade e competitividade em jogos esportivos possíveis e adequados à realidade dos alunos. Os professores de Educação Física podem fazer o ensino do basquetebol na educação física uma prática onde o ambiente de treinamento possa promover o desenvolvimento social, motor e cognitivo dos estudantes. O aluno não deve ser apenas realizar movimentos repetitivos e específicos do desporto, ele deve saber qual é o seu objetivo e o educador deve discutir a respeito daquela prática. Nesse sentido, para que haja êxito em todas as fases do processo de ensino e aprendizagem no basquetebol é necessário que haja uma aula pedagogicamente bem elaborada, para isso deve contemplar uma ampla quantidade de atividades lúdicas que irão atender ás necessidades educacionais do aluno. Considerações Finais: A diversificação que os métodos de treinamento que existem no basquetebol podem apresentar vantagens e desvantagens, caberá ao professor aplicá-los para que ele possibilite aos alunos terem vivencias significativas por meio de atividades cooperativas, assim podendo trabalhar de forma efetiva o desenvolvimento do aluno, se preocupando acima de tudo com a formação de um futuro cidadão e não visando a formação de atleta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:23:40Z No. of bitstreams: 1 21355060.pdf: 1360110 bytes, checksum: f920d911a5b17a6e0281775e028994ea (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-20T10:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21355060.pdf: 1360110 bytes, checksum: f920d911a5b17a6e0281775e028994ea (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectBasquetebolpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleEducação física escolar: análise do processo de ensino e aprendizagem do basquetebolpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21355060.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.