Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7558
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gomes, Sérgio Adriano | - |
dc.contributor.author | Boccomino, Caio Henrique Ruiz | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:23:40Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T10:23:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7558 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A modalidade Basquetebol é caracterizada como uma das mais emocionantes práticas esportivas da atualidade, onde observa-se um crescente aumento no número de participantes ao longo dos anos em todo o mundo. Apesar do basquete ser um jogo de competição, no âmbito escolar, pode ser utilizado de uma forma lúdica. O basquetebol é descrito como um desporto capaz de desenvolver integralmente seus praticantes através das capacidades, sendo elas de características motoras, cognitivas e afetivas. Objetivo: Analisar os métodos de Ensino Aprendizagem e de Treinamento de Basquetebol no âmbito escolar. Material e Métodos: Foi realizado uma revisão bibliográfica de natureza descritiva realizada através de estudos de livros e artigos científicos entre período de 1999 a 2015. Revisão da Literatura: A vivência e o trato pedagógico do esporte devem ir além da dimensão Procedimental, ou seja, o saber fazer, deve promover um desenvolvimento integral aos alunos, contemplando também a dimensão Conceitual (saber/ conhecer) e a Atitudinal (saber ser) . A compreensão das atividades esportivas pelo método de totalidade social supõe necessariamente um projeto inovador, que tenha como ponto de partida o tripé compreensão, criatividade e competitividade em jogos esportivos possíveis e adequados à realidade dos alunos. Os professores de Educação Física podem fazer o ensino do basquetebol na educação física uma prática onde o ambiente de treinamento possa promover o desenvolvimento social, motor e cognitivo dos estudantes. O aluno não deve ser apenas realizar movimentos repetitivos e específicos do desporto, ele deve saber qual é o seu objetivo e o educador deve discutir a respeito daquela prática. Nesse sentido, para que haja êxito em todas as fases do processo de ensino e aprendizagem no basquetebol é necessário que haja uma aula pedagogicamente bem elaborada, para isso deve contemplar uma ampla quantidade de atividades lúdicas que irão atender ás necessidades educacionais do aluno. Considerações Finais: A diversificação que os métodos de treinamento que existem no basquetebol podem apresentar vantagens e desvantagens, caberá ao professor aplicá-los para que ele possibilite aos alunos terem vivencias significativas por meio de atividades cooperativas, assim podendo trabalhar de forma efetiva o desenvolvimento do aluno, se preocupando acima de tudo com a formação de um futuro cidadão e não visando a formação de atleta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:23:40Z No. of bitstreams: 1 21355060.pdf: 1360110 bytes, checksum: f920d911a5b17a6e0281775e028994ea (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-20T10:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21355060.pdf: 1360110 bytes, checksum: f920d911a5b17a6e0281775e028994ea (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Basquetebol | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar: análise do processo de ensino e aprendizagem do basquetebol | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21355060.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools