Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7560
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorFerreira, Natézia Cândida-
dc.date.accessioned2016-01-20T10:39:35Z-
dc.date.available2016-01-20T10:39:35Z-
dc.date.issued2015-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7560-
dc.description.abstractIntrodução: A presente pesquisa buscou analisar o conteúdo dança folclórica utilizada nas aulas de educação física escolar como prática corporal contextualizada como parte do currículo da disciplina. Objetivo: verificar junto aos alunos e professores a utilização da dança folclórica como proposta de conteúdo nas aulas de Educação Física assim como sua motivação. Fundamenta-se em referenciais bibliográficos como SBORQUIA e NEIRA (2008), DINIZ E DARIDO (2014), CACHAMBÚ et al (2005), GARIBA E FRANZONI (2007), PCNs (1997), LDB 9394/1996, entre outros. Material e Métodos: Foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, transversal de coleta única, com aplicação de questionários, contendo questões abertas e fechadas, em uma amostra composta por 33 alunos dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio, com idade entre 13 e 18 anos, e com 3 professores de educação física que estão atuando na área há pelo menos um ano, em uma escola particular de Brasília-DF. Os dados coletados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS versão 22.0. Resultados e discussão: O presente estudo verificou que a dança folclórica não está sendo aplicada de forma adequada nas aulas de Educação Física, sendo assim prejudicial para os alunos. Verificou-se também que para eles as disciplinas que poderiam ensinar conteúdos sobre dança na escola seriam: 48,5% Artes, 27,3% Artes e Educação Física, apenas 9,1% Educação Física, ressaltando que outras matérias poderiam ensinar o conteúdo da dança na escola. Observou-se que não há interesse por parte dos alunos em apreciarem a dança folclórica, já que, mais da metade da amostra expressou não gostar da mesma, devido ao fato de nunca terem vivenciado tal conteúdo. Considerações Finais: É necessário que haja interesse e preparo por parte dos professores e conscientização sobre a importância da aplicação da dança no ambiente escolar, pois muitas vezes é negligenciada como processo educativo, especialmente no contexto da Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:39:35Z No. of bitstreams: 1 21355301.pdf: 3019891 bytes, checksum: 9ce33730c137fc2231b914b6c890ba94 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-20T10:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21355301.pdf: 3019891 bytes, checksum: 9ce33730c137fc2231b914b6c890ba94 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDança folclóricapt_BR
dc.subjectCultura corporalpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.titleA dança folclórica como cultura popular: uma proposta de ensino nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21355301.pdf2.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.