Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7560
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Natézia Cândida | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:39:35Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T10:39:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7560 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A presente pesquisa buscou analisar o conteúdo dança folclórica utilizada nas aulas de educação física escolar como prática corporal contextualizada como parte do currículo da disciplina. Objetivo: verificar junto aos alunos e professores a utilização da dança folclórica como proposta de conteúdo nas aulas de Educação Física assim como sua motivação. Fundamenta-se em referenciais bibliográficos como SBORQUIA e NEIRA (2008), DINIZ E DARIDO (2014), CACHAMBÚ et al (2005), GARIBA E FRANZONI (2007), PCNs (1997), LDB 9394/1996, entre outros. Material e Métodos: Foi desenvolvida por meio de uma pesquisa de natureza exploratória, transversal de coleta única, com aplicação de questionários, contendo questões abertas e fechadas, em uma amostra composta por 33 alunos dos últimos anos do ensino fundamental e ensino médio, com idade entre 13 e 18 anos, e com 3 professores de educação física que estão atuando na área há pelo menos um ano, em uma escola particular de Brasília-DF. Os dados coletados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS versão 22.0. Resultados e discussão: O presente estudo verificou que a dança folclórica não está sendo aplicada de forma adequada nas aulas de Educação Física, sendo assim prejudicial para os alunos. Verificou-se também que para eles as disciplinas que poderiam ensinar conteúdos sobre dança na escola seriam: 48,5% Artes, 27,3% Artes e Educação Física, apenas 9,1% Educação Física, ressaltando que outras matérias poderiam ensinar o conteúdo da dança na escola. Observou-se que não há interesse por parte dos alunos em apreciarem a dança folclórica, já que, mais da metade da amostra expressou não gostar da mesma, devido ao fato de nunca terem vivenciado tal conteúdo. Considerações Finais: É necessário que haja interesse e preparo por parte dos professores e conscientização sobre a importância da aplicação da dança no ambiente escolar, pois muitas vezes é negligenciada como processo educativo, especialmente no contexto da Educação Física escolar. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:39:35Z No. of bitstreams: 1 21355301.pdf: 3019891 bytes, checksum: 9ce33730c137fc2231b914b6c890ba94 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-20T10:39:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21355301.pdf: 3019891 bytes, checksum: 9ce33730c137fc2231b914b6c890ba94 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança folclórica | pt_BR |
dc.subject | Cultura corporal | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.title | A dança folclórica como cultura popular: uma proposta de ensino nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21355301.pdf | 2.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.