Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7562
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Celeida B. Garcia Cintra | - |
dc.contributor.author | Feitosa, Roberta Pereira | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T10:50:37Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T10:50:37Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7562 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A presente pesquisa teve como objeto de estudo o ensino da dança no ambiente escolar e a relação de gênero entre os alunos, por meio da proposta de ensino de educação física. Objetivo: verificar se existe a utilização da prática da dança no ambiente escolar e se os alunos sentem algum tipo de preconceito durante as aulas, em relação a gênero. Material e Métodos: Fundamentou-se em referenciais bibliográficos como PEREIRA e ARRUDA (2011), GOELLNER (2010), BARBOSA e MOREIRA (2010), PCNs (1997), LDB 9394/1996, entre outros. Foi desenvolvida por meio de uma pesquisa transversal de coleta única de dados, de análise exploratória, utilizando como recurso dois questionários, um com 03 professores, e outro com 24 alunos, compostos por questões fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS 22.0. Resultados e discussão: Verificou-se que 66,7% dos professores afirmaram trabalhar com a dança direcionada às festividades escolares, 100% trabalham este conteúdo de forma recreativa, 66,7% a aplicam para o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos, perceptivos e socioafetivos, 100% a utilizam como conhecimento do corpo e para aproximação/identificação do contexto sociocultural. Verificou-se também, que 100% dos alunos afirmaram que não houve este tema nas aulas de Educação Física. Considerações Finais: a dança não está sendo utilizada nas aulas de Educação Física devido a vários motivos, como: a falta de qualificação dos professores, ausência de espaço adequado e materiais de apoio, ideias sexistas diferenciando práticas de homens e de mulheres, e os preconceitos existentes entre os alunos relacionados a gênero. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:50:37Z No. of bitstreams: 1 21365004.pdf: 13034522 bytes, checksum: 2078a017f0e9f31f2da1e54ff00da0b2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-20T10:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21365004.pdf: 13034522 bytes, checksum: 2078a017f0e9f31f2da1e54ff00da0b2 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Relação de gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Contexto escolar | pt_BR |
dc.title | O ensino da dança e a relação de gênero na educação básica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-16 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21365004.pdf | 12.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.