Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7562
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Celeida B. Garcia Cintra-
dc.contributor.authorFeitosa, Roberta Pereira-
dc.date.accessioned2016-01-20T10:50:37Z-
dc.date.available2016-01-20T10:50:37Z-
dc.date.issued2015-11-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7562-
dc.description.abstractIntrodução: A presente pesquisa teve como objeto de estudo o ensino da dança no ambiente escolar e a relação de gênero entre os alunos, por meio da proposta de ensino de educação física. Objetivo: verificar se existe a utilização da prática da dança no ambiente escolar e se os alunos sentem algum tipo de preconceito durante as aulas, em relação a gênero. Material e Métodos: Fundamentou-se em referenciais bibliográficos como PEREIRA e ARRUDA (2011), GOELLNER (2010), BARBOSA e MOREIRA (2010), PCNs (1997), LDB 9394/1996, entre outros. Foi desenvolvida por meio de uma pesquisa transversal de coleta única de dados, de análise exploratória, utilizando como recurso dois questionários, um com 03 professores, e outro com 24 alunos, compostos por questões fechadas e abertas. Os dados coletados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS 22.0. Resultados e discussão: Verificou-se que 66,7% dos professores afirmaram trabalhar com a dança direcionada às festividades escolares, 100% trabalham este conteúdo de forma recreativa, 66,7% a aplicam para o desenvolvimento de aspectos motores, cognitivos, perceptivos e socioafetivos, 100% a utilizam como conhecimento do corpo e para aproximação/identificação do contexto sociocultural. Verificou-se também, que 100% dos alunos afirmaram que não houve este tema nas aulas de Educação Física. Considerações Finais: a dança não está sendo utilizada nas aulas de Educação Física devido a vários motivos, como: a falta de qualificação dos professores, ausência de espaço adequado e materiais de apoio, ideias sexistas diferenciando práticas de homens e de mulheres, e os preconceitos existentes entre os alunos relacionados a gênero.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:50:37Z No. of bitstreams: 1 21365004.pdf: 13034522 bytes, checksum: 2078a017f0e9f31f2da1e54ff00da0b2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-20T10:50:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21365004.pdf: 13034522 bytes, checksum: 2078a017f0e9f31f2da1e54ff00da0b2 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectRelação de gêneropt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.titleO ensino da dança e a relação de gênero na educação básicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-16-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21365004.pdf12.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.