Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLobo, Hetty Nunes Cavalcante Cunha-
dc.contributor.authorPaz, Tácio Fabiano Santos-
dc.date.accessioned2016-01-20T10:57:43Z-
dc.date.available2016-01-20T10:57:43Z-
dc.date.issued2015-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7563-
dc.description.abstractIntrodução: O presente trabalho versa sobre a influência da Educação Física Escolar para o desenvolvimento motor nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivo: O objetivo deste estudo foi de verificar os padrões fundamentais do desenvolvimento motor da Educação Física ao 1° ciclo do ensino fundamental. Material e Métodos: O método é bibliográfico, orientado por uma análise com enfoque qualitativo. Revisão da Literatura: Mudanças significativas nos principais domínios ou aspectos de desenvolvimento motor, intelectual, emocional e afetiva ocorrem durante o período em que as crianças se encontram na educação infantil. À medida que a criança avança, em termos de idade cronológica, elas passam por um processo denominado desenvolvimento, que pode ser definido como a aquisição ou melhoria das funções desempenhadas pelo indivíduo. O desenvolvimento motor dáse por um processo contínuo de alterações no nível de funcionamento do indivíduo, adquirindo, ao longo do tempo, uma maior capacidade de controlar movimentos. As habilidades motoras fundamentais, uma das etapas do desenvolvimento motor, acontecem na fase pré-escolar, fase que surgem as primeiras formas e combinações de movimento possibilitando a criança o domínio de seu corpo e sua locomoção no ambiente. Considerações finais: A criança necessita de uma variedade de oportunidades para se expressar, de movimentar com devida instrução, de praticar atividades corporais de seu universo infantil. O professor de Educação Física bem capacitado estabelece os objetivos de ensino através da compreensão da criança, que manifesta suas emoções, seus sentimentos, através do movimento, procurando a melhor qualidade de controle do movimento, o professor sempre trabalha de acordo com o estágio de desenvolvimento motor da criança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T10:57:43Z No. of bitstreams: 1 21365070.pdf: 1328941 bytes, checksum: 365190b323dc0b5de238aa4b2fa1dcac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-20T10:57:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21365070.pdf: 1328941 bytes, checksum: 365190b323dc0b5de238aa4b2fa1dcac (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.titleDesenvolvimento motor da pré-escola ao 1° ciclo do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-06-16-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21365070.pdf1.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.