Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7568
metadata.dc.type: TCC
Title: Patinação: uma alternativa nas aulas de educação física
Authors: Pardo, Cindya Katerine
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Celeida B. Garcia Cintra
Abstract: Introdução: A patinação é sem duvida um fenômeno social. Nas crianças, apresenta-se como um jogo motivante, de vertigem, produz sensações de dominação do medo de cair e da velocidade. Desenvolve vários aspectos psicomotores que são trabalhados nas aulas de educação física. Objetivo: Apresentar e incluir a patinação no ambiente escolar, no ensino fundamental, como uma alternativa para as aulas de Educação Física. Materiais e Métodos: Foi realizada uma revisão bibliográfica através de referenciais publicados em revistas científicas e revisões literárias. Revisão de Literatura: Na prática inovadora, o professor procura ampliar os seus conteúdos alterando o sentido da prática e não só acrescentando-a, indo além dos esportes tradicionais e trazendo outras manifestações da cultura corporal do movimento, como os esportes radicais. A patinação é um recurso a mais que pode ser utilizado pelos professores nas aulas de educação física para trabalhar diversos aspectos psicomotores. Considerações Finais: A patinação é um instrumento que pode ser apropriado e concretizado pelos docentes para o desenvolvimento da formação integral do indivíduo e a exploração de suas potencialidades no âmbito educacional.
Keywords: Patinação
Educação física escolar
Prática inovadora
Desenvolvimento psicomotor
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7568
Issue Date: Jun-2015
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CYNDIA KATERINE PARDO.pdf1.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.