Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dantas, Renata Aparecida Elias | - |
dc.contributor.author | Silva, Tácio Fernanade Aquino da | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T11:58:03Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T11:58:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7572 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A luta propriamente dita é uma disputa em que o oponente deve ser subjugado, mediante técnicas de desequilíbrio ao adversário, contusões físicas, imobilização ou exclusão de um espaço determinado na combinação técnica de ações de ataque e defesa. Objetivo: Esse estudo procurou verificar se os professores em escolas do ensino fundamental e médio estão utilizando o conteúdo de lutas nas suas aulas, como estão utilizando, se eles se sentem preparados para isso, se os conhecimentos adquiridos na sua graduação são suficientes para a capacitação para ensinar o conteúdo. Material e Métodos: A amostra do estudo foi constituída em 17 professores de educação física escolar, Os professores responderam um questionário contendo cinco questões objetivas de múltipla escolha e uma dissertativa. Resultados e discussão: Observou-se nesse estudo que 17,64% dos professores pesquisados trabalham o conteúdo lutas em suas aulas, e 82,35% não trabalham, 11,76% abordam somente em aulas teóricas e 5,88% em aulas práticas e teóricas. Já no estudo de Rego, J. P. L. el al. (2011) 38,9% responderam que trabalham esse conteúdo, e 61,1% afirmam que não abordam o conteúdo lutas em suas aulas, 57,1% em aulas práticas e 14,3% em aulas teóricas. Considerações Finais: Concluiu-se no presente estudo que a maioria dos professores pesquisados não abordam o conteúdo lutas em suas aulas, grande parte deles por falta de experiência acadêmica e pessoal, outros por conceitos errôneos que acreditam que as lutas de alguma forma podem incentivar a violência, visto que a base do ensino das lutas e artes marciais se da no ensino da disciplina e do respeitos aos outros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T11:58:03Z No. of bitstreams: 1 21339834.pdf: 1978029 bytes, checksum: 7d4e04e9e0e5fbf01294bcaa84cd6d54 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-20T11:58:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21339834.pdf: 1978029 bytes, checksum: 7d4e04e9e0e5fbf01294bcaa84cd6d54 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Luta | pt_BR |
dc.subject | Arte marcial | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Luta na escola | pt_BR |
dc.title | Lutas na escola: uma possibilidade de utilização nas aulas de educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-11-17 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21339834.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.