Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7572
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Renata Aparecida Elias-
dc.contributor.authorSilva, Tácio Fernanade Aquino da-
dc.date.accessioned2016-01-20T11:58:03Z-
dc.date.available2016-01-20T11:58:03Z-
dc.date.issued2015-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7572-
dc.description.abstractIntrodução: A luta propriamente dita é uma disputa em que o oponente deve ser subjugado, mediante técnicas de desequilíbrio ao adversário, contusões físicas, imobilização ou exclusão de um espaço determinado na combinação técnica de ações de ataque e defesa. Objetivo: Esse estudo procurou verificar se os professores em escolas do ensino fundamental e médio estão utilizando o conteúdo de lutas nas suas aulas, como estão utilizando, se eles se sentem preparados para isso, se os conhecimentos adquiridos na sua graduação são suficientes para a capacitação para ensinar o conteúdo. Material e Métodos: A amostra do estudo foi constituída em 17 professores de educação física escolar, Os professores responderam um questionário contendo cinco questões objetivas de múltipla escolha e uma dissertativa. Resultados e discussão: Observou-se nesse estudo que 17,64% dos professores pesquisados trabalham o conteúdo lutas em suas aulas, e 82,35% não trabalham, 11,76% abordam somente em aulas teóricas e 5,88% em aulas práticas e teóricas. Já no estudo de Rego, J. P. L. el al. (2011) 38,9% responderam que trabalham esse conteúdo, e 61,1% afirmam que não abordam o conteúdo lutas em suas aulas, 57,1% em aulas práticas e 14,3% em aulas teóricas. Considerações Finais: Concluiu-se no presente estudo que a maioria dos professores pesquisados não abordam o conteúdo lutas em suas aulas, grande parte deles por falta de experiência acadêmica e pessoal, outros por conceitos errôneos que acreditam que as lutas de alguma forma podem incentivar a violência, visto que a base do ensino das lutas e artes marciais se da no ensino da disciplina e do respeitos aos outros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T11:58:03Z No. of bitstreams: 1 21339834.pdf: 1978029 bytes, checksum: 7d4e04e9e0e5fbf01294bcaa84cd6d54 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-01-20T11:58:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21339834.pdf: 1978029 bytes, checksum: 7d4e04e9e0e5fbf01294bcaa84cd6d54 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLutapt_BR
dc.subjectArte marcialpt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectLuta na escolapt_BR
dc.titleLutas na escola: uma possibilidade de utilização nas aulas de educação física escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-11-17-
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21339834.pdf1.93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.