Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7574
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Custódio, Rômulo de Abreu | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rafael Faria I. do S. de | - |
dc.date.accessioned | 2016-01-20T12:02:35Z | - |
dc.date.available | 2016-01-20T12:02:35Z | - |
dc.date.issued | 2015-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7574 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O presente artigo refere-se à temática dos valores das lutas como recurso pedagógico nas aulas de educação física. Objetivo: O objetivo foi mostrar como as lutas estão sendo utilizadas nas aulas de educação física pelos professores como conteúdo escolar, e mostrar os benefícios que podem ser alcançados, como exemplo a mediação de conflitos e também no desenvolvimento motor, cognitivo e sócio - afetivo dos jovens. Material e Métodos: Esse estudo tratou-se de uma revisão literatura de natureza exploratória com intuito de abordar a utilização das lutas dentro das aulas de educação física escolar. Revisão da Literatura: As lutas são disputas em que os oponentes devem ser subjugados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque de defesa. Caracterizam – se por uma regulamentação específica, a fim de punir atitudes de violência e de deslealdade. Podem ser citados como exemplo de lutas desde as brincadeiras de braço-de-ferro e cabo-de-guerra até as práticas mais complexas da capoeira, caratê e judô. Considerações Finais: As lutas podem ser inseridas na educação física escolar promovendo pleno desenvolvimento aos alunos, pois é notada a evolução em aspectos motores, cognitivos e sócio – afetivos dos jovens praticantes, além de também ser utilizada como forma de conhecimento histórico, cultural e filosófico intrínsecas às lutas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T12:02:35Z No. of bitstreams: 1 21237532.pdf: 1746886 bytes, checksum: 2933a8c85a19b46af4cf2954ac40022a (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-01-20T12:02:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21237532.pdf: 1746886 bytes, checksum: 2933a8c85a19b46af4cf2954ac40022a (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Luta | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Lutas como conteúdo pedagógico na educação física escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-06-15 | - |
Appears in Collections: | EDF - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21237532.pdf | 1.71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools