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dc.contributor.advisorSilveira, Sérgio Oliveira da-
dc.contributor.authorGonçalves, Mario Alberto Biondo-
dc.date.accessioned2016-01-20T14:51:19Z-
dc.date.available2016-01-20T14:51:19Z-
dc.date.issued2015-10-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Mario Alberto Biondo. Marketing esportivo: a importância da paixão, identidade e fidelização com o torcedor em um momento de crise . 2015. 39 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7604-
dc.description.abstractDevido ao fato de atualmente muitos países passarem por uma crise econômica e financeira, a qual atinge não só o meio público, mas também o privado (independente de se tratar de uma empresa ou de famílias) e que o futebol é um dos esportes que mais gira montantes de dinheiro, surgiu a necessidade de pesquisar a relação entre os torcedores de um clube de futebol e a importância de sua afeição pela equipe em um momento de crise econômica no país. A partir da pesquisa, pode-se perceber a importância da Paixão, 5º P do marketing esportivo, para a boa relação entre clube x torcedor. A preocupação com o cliente alvo, a melhoria contínua dos produtos e serviços prestados pela organização e a proximidade com o torcedor são fatores que alimentam a paixão de uma pessoa pelo seu clube de coração e esta é utilizada como estratégia para fidelização de clientes. Por meio da pesquisa documental, analisou-se a situação econômica atual da Espanha, como PIB, taxa de desemprego e dívida das famílias, e o número de público pagante nos jogos do Barcelona Futebol Clube no Campo Nou, relacionando-se assim a importância da forte relação entre clube e torcida em um período de crise econômica no país. Além disso, levantaram-se informações sobre a história do clube e programa as vantagens do programa de sócio torcedor, com o intuito de compreender melhor a construção da fidelização com seu cliente alvo. Os resultados demonstraram que há grande importância entre a paixão dos torcedores e fidelização de clientes no esporte em um momento de crise econômica no país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-20T14:51:19Z No. of bitstreams: 1 21233712.pdf: 1143767 bytes, checksum: c38be3d7598eac66660f21b68c235ee0 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectPaixãopt_BR
dc.subjectFidelizaçãopt_BR
dc.subjectSócio torcedorpt_BR
dc.subjectCrise econômicapt_BR
dc.subjectEspanhapt_BR
dc.subjectBarcelona Futebol Clubept_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleMarketing esportivo: a importância da paixão, identidade e fidelização com o torcedor em um momento de crisept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-01-20-
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