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dc.contributor.advisorAndrigueto, Andréia Cassilha-
dc.contributor.authorLuz, Flavia Ribeiro da-
dc.date.accessioned2016-02-11T12:38:21Z-
dc.date.available2016-02-11T12:38:21Z-
dc.date.issued2013-06-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7751-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é demonstrar que a atividade lúdica é uma excelente ferramenta de ensino de Educação Ambiental (EA), sobretudo para as crianças do ensino fundamental. Além de incutir nas crianças noções de sustentabilidade, esse método pode ser utilizado para reforçar nas crianças de comunidades da periferia, com síndromes de exclusão social, a noção de pertencimento à natureza e ao meio social em que vivem. De fato, a utilização de jogos, brincadeiras, arte facilita a interação, o companheirismo, a compreensão das diferenças alheias, a aceitação de suas próprias limitações e das limitações de outrem. O método lúdico pode também, caso bem direcionado, aprofundar o conhecimento da natureza, a interação da criança com o meio ambiente e, ao valorar o conjunto dos instintos e tendências naturais de um individuo compreender melhor o seu papel no universo, minimizando os desafios de seu contexto de exclusão social e fortalecendo a auto estima. A intenção desse trabalho é que sirva de exemplo, de auxílio, enquanto elemento de consulta para realidades similares. Com esse objetivo, a EA abordada levará em conta aspectos culturais, ecológicos, sociais, econômicos e éticos de realidades de periferia, sem excluir, contudo, a sua adaptação em diferentes contextos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-11T12:38:21Z No. of bitstreams: 1 50910150.pdf: 529403 bytes, checksum: 1800559051bb460ff948a32c49fc5d50 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-11T12:38:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50910150.pdf: 529403 bytes, checksum: 1800559051bb460ff948a32c49fc5d50 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectMetrópole brasileirapt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectAtividade lúdicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleEducação ambiental e inclusão social: possibilidades pedagógicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-11-
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