Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7764
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Câmara, João Batista Drummond | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Tais | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-11T13:54:56Z | - |
dc.date.available | 2016-02-11T13:54:56Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7764 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo de observar e analisar o projeto Bananeirarte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Sobradinho-DF, tendo como base identificar sua contribuição no processo de educação ambiental e inclusão social, através da capacitação dos alunos e seus familiares na arte do fazer artesanal com as fibras de bananeiras. A metodologia utilizada na monografia tem caráter explanatório e qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados: pesquisa bibliográfica de autores relacionados ao tema; documentos originários de leis e diretrizes; e entrevistas com os funcionários que fazem parte do projeto. Os dados apresentados mostram que a família tem um papel importante na efetivação do aluno no processo de inclusão social, e esta deve deixar a posição de passividade para estar integrada de maneira efetiva no andamento do projeto. Isto posto, os dados analisados são significativos referentes às praticas ambientais, como sensibilização e a interpretação ambiental, além dos processos cognitivos, perceptivos e afetivos, favorecendo a inclusão dos alunos no mercado de trabalho. O projeto mostrou-se em conformidade com a legislação brasileira e internacional vigente, contudo há necessidade de readquirir uma vivencia sem preconceitos, como preconizada na Constituição Federal de 1988. Nessa perspectiva, a difusão da EA através de práticas transdisciplinares viria auxiliar na transformação desse quadro. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-11T13:54:56Z No. of bitstreams: 1 51105546.pdf: 1135972 bytes, checksum: 15cb936be38b3b3038c1f8cafdcc8456 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-11T13:54:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51105546.pdf: 1135972 bytes, checksum: 15cb936be38b3b3038c1f8cafdcc8456 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Portador de deficiência mental | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | APAE | pt_BR |
dc.subject | Projeto Bananeirarte | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental e inclusão social um estudo de caso: projeto bananeirarte da APAE Sobradinho/DF | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02-11 | - |
Appears in Collections: | ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51105546.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.