Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7765
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise dos benefícios socioambientais de um projeto de geração de renda: estudo de caso dos Viveiros-Escola da Uhe Corumbá IV
Authors: Buss, Paola Juliana Lopes
metadata.dc.contributor.advisor: Câmara, João Batista Drummond
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar os benefícios socioambientais do Projeto Viveiros-Escola implementado pela Hidrelétrica Corumbá IV em três comunidades rurais dos municípios de Corumbá de Goiás, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia - GO no ano de 2013. O Projeto Viveiros-Escola tem como objetivo principal a geração de renda por meio de venda de mudas de espécies do Cerrado. A análise dos benefícios foi realizada por meio de entrevistas. Percebeu-se que em um ano de projeto pessoas das comunidades envolvidas no projeto passaram por um processo de sensibilizacao ambiental e de aprendizagem que permitiu a percepção e compreensão de serviços ambientais proporcionados pelo bioma Cerrado, bem como permitiu a reflexão e a mudança de atitudes em prol da recuperação de áreas degradadas para a preservação da água. Apesar de a venda de mudas ainda não estar consolidada dentro do projeto, os conhecimentos adquiridos com as técnicas de viveiramento e com a conscientização ambiental são benefícios socioambientais que permitirão a geração de renda mais responsável com o meio ambiente e as futuras gerações. As estruturas de viveiros poderão se tornar espaços permanentes de aprendizagem e conscientização ambiental, bem como poderão se tornar empreendimentos comunitários verdes após a entrega dos mesmos para as comunidades em que estão inseridos.
Keywords: Viveiro educador
Benefício socioambiental
Educação ambiental
Geração de renda
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7765
Issue Date: 2014
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51105654.pdf2.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.