Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7783
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Benevides, Fernanda Cornils Monteiro | - |
dc.contributor.author | Fidalgo, Luiz Cláudio Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-12T09:46:27Z | - |
dc.date.available | 2016-02-12T09:46:27Z | - |
dc.date.issued | 2015-09-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7783 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo compreender os aspectos positivos da implantação de ciclovias na Cidade do Guará-DF, que teve como finalidade a promoção do uso de bicicletas como meio de mobilidade urbana sustentável. Dessa forma, promover uma melhor qualidade de vida para a população, que diante da necessidade cada vez mais constante da procura de meios de transportes não motorizado e consequentemente não poluentes, o Governo local através dos órgãos responsáveis procuram aplicar os princípios e diretrizes definidos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana implementando ações voltadas a mitigar impactos poluentes emitidos diariamente sobre o meio ambiente. Outro aspecto relevante, se dá acerca da maneira que Brasília tratou sua urbanização, priorizando sempre a cultura do uso de automóveis, crescimento populacional desorganizado e desta forma refletiu negativamente na estruturação do transporte público coletivo nas regiões administrativas, e resultou também numa segregação espacial que até o momento ainda prejudica as camadas menos favorecidas no Distrito Federal. Por fim, a partir de um olhar analítico, foi possível medir o grau de satisfação dos usuários e ficou constatado que como as ciclovias não foram totalmente concluídas e sinalizadas adequadamente em sua extensão, parte dos usuários encontram-se decepcionados. Ainda assim, foi possível perceber que se a implementação tivesse ocorrido com planejamento correto, tal iniciativa teria alcançado seu objetivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-12T09:46:27Z No. of bitstreams: 1 51403274.pdf: 2003373 bytes, checksum: d16795e08904877a03581e7c5af73db1 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-12T09:46:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51403274.pdf: 2003373 bytes, checksum: d16795e08904877a03581e7c5af73db1 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Urbanização | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade sustentável | pt_BR |
dc.subject | Ciclovia do Guará | pt_BR |
dc.title | Urbanização e mobilidade urbana: o caso Guará | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02-12 | - |
Appears in Collections: | ICPD - Pós-graduação em Análise ambiental e desenvolvimento sustentável |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51403274.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.