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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7842
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Domingues, Gabriel | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Adriane Furlan Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-15T14:23:49Z | - |
dc.date.available | 2016-02-15T14:23:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7842 | - |
dc.description.abstract | O modelo de desenvolvimento atual gerou uma crise ambiental que foi além da promoção do desequilíbrio e da degradação ambiental. Esse modelo provoca e mantém desigualdades sociais geradas pela má distribuição e dificuldade de acesso dos bens ambientais a uma parte política e economicamente mais frágil da população, ocasionando grandes débitos de justiça ambiental. O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar a educação ambiental como um processo capaz de estimular a participação social e a realização da cidadania, sendo fundamental para se atingir a justiça ambiental; além disso, buscou-se relacionar o sistema de produção e de consumo capitalistas com a crise ambiental; comprovar a importância do papel emancipatório da educação ambiental comprometida com a renovação política, cultural e ética da sociedade; e verificar que a participação popular é uma forma eficaz de combate à injustiça ambiental. Para alcançar estes objetivos, procedeu-se a pesquisas em livros, artigos e monografias na literatura de várias áreas de conhecimento, como direito, economia, sociologia, pedagogia e biologia. A educação ambiental voltada para a renovação política, cultural e ética da sociedade tem o poder de transformá-la. Ao informar o cidadão, instigar o seu pensar crítico em relação ao seu ambiente, capacita-o a influírem na realidade para modificá-la. O cidadão passa a agir coletivamente por meio dos movimentos sociais, que organizam e conscientizam a sociedade. Os movimentos apresentam um conjunto de demandas ao Estado, que passa a ser pressionado e fiscalizado para que realize mudanças econômicas, sociais e ambientais que atendam às necessidades da população e para que concretize direitos já existentes, construindo um ambiente de justiça. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-15T14:23:49Z No. of bitstreams: 1 51101544.pdf: 477865 bytes, checksum: 620d10f0292d7c436d04761a0f25814e (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Participação popular | pt_BR |
dc.subject | Movimento social | pt_BR |
dc.subject | Justiça ambiental | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental emancipatória e os movimentos sociais na consolidação da justiça ambiental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02-15 | - |
Appears in Collections: | DIR - Pós-graduação em Direitos sociais, ambientais e do consumidor |
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