Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7842
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDomingues, Gabriel-
dc.contributor.authorFerreira, Adriane Furlan Alves-
dc.date.accessioned2016-02-15T14:23:49Z-
dc.date.available2016-02-15T14:23:49Z-
dc.date.issued2013-10-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7842-
dc.description.abstractO modelo de desenvolvimento atual gerou uma crise ambiental que foi além da promoção do desequilíbrio e da degradação ambiental. Esse modelo provoca e mantém desigualdades sociais geradas pela má distribuição e dificuldade de acesso dos bens ambientais a uma parte política e economicamente mais frágil da população, ocasionando grandes débitos de justiça ambiental. O presente trabalho teve como objetivo geral apresentar a educação ambiental como um processo capaz de estimular a participação social e a realização da cidadania, sendo fundamental para se atingir a justiça ambiental; além disso, buscou-se relacionar o sistema de produção e de consumo capitalistas com a crise ambiental; comprovar a importância do papel emancipatório da educação ambiental comprometida com a renovação política, cultural e ética da sociedade; e verificar que a participação popular é uma forma eficaz de combate à injustiça ambiental. Para alcançar estes objetivos, procedeu-se a pesquisas em livros, artigos e monografias na literatura de várias áreas de conhecimento, como direito, economia, sociologia, pedagogia e biologia. A educação ambiental voltada para a renovação política, cultural e ética da sociedade tem o poder de transformá-la. Ao informar o cidadão, instigar o seu pensar crítico em relação ao seu ambiente, capacita-o a influírem na realidade para modificá-la. O cidadão passa a agir coletivamente por meio dos movimentos sociais, que organizam e conscientizam a sociedade. Os movimentos apresentam um conjunto de demandas ao Estado, que passa a ser pressionado e fiscalizado para que realize mudanças econômicas, sociais e ambientais que atendam às necessidades da população e para que concretize direitos já existentes, construindo um ambiente de justiça.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-15T14:23:49Z No. of bitstreams: 1 51101544.pdf: 477865 bytes, checksum: 620d10f0292d7c436d04761a0f25814e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-15T14:23:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51101544.pdf: 477865 bytes, checksum: 620d10f0292d7c436d04761a0f25814e (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectParticipação popularpt_BR
dc.subjectMovimento socialpt_BR
dc.subjectJustiça ambientalpt_BR
dc.titleA educação ambiental emancipatória e os movimentos sociais na consolidação da justiça ambientalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-15-
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direitos sociais, ambientais e do consumidor

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51101544.pdf466.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.