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dc.contributor.advisorPaldês, Roberto Ávila-
dc.contributor.authorRibeiro, Euler Ricado Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-02-16T09:33:46Z-
dc.date.available2016-02-16T09:33:46Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7849-
dc.description.abstractO propósito deste projeto é facilitar a vida do profissional da música ajudando-o no processo de registrar as harmonias criadas. O armazenamento dos registros musicais provê ao profissional segurança, capacidade de memorização, possibilidade de múltiplos arranjos sobre uma mesma melodia, alfabetização consciente dos diversos tipos de acordes, facilidade de entender a lógica existente na música construída. Nesta linha de raciocínio, este trabalho é apoiado na metodologia Extreme Requirements (XR) ministrada nas aulas de pós-graduação do curso de Engenharia de Requisitos de Software. O projeto se iniciou com o Plano de Definição de Software (PDS). Neste período, conseguiu-se entender e mapear o negócio atual do cliente. Cada problema levantado foi especificado o impacto e apresentado uma solução, bem como o benefício que a solução traria ao negócio. O passo seguinte foi traçar as funcionalidades baseadas nos objetivos específicos e apresentar o processo mapeado corretamente. Em posse do processo mapeado, utilizou-se o Documento de Definição de Requisitos (DDR) para registrar os requisitos utilizados no sistema, as regras, as mensagens que o sistema deve apresentar e características de cada atributo. O próximo passo foi realizar as rastreabilidades dos requisitos. Tais rastreabilidades foram úteis em todo decorrer do processo de escrita, pois se conseguiu com isso testificar a veracidade de cada atributo. Construiu-se os modelos para atingir uma visão mais clara quanto ao funcionamento do sistema e quanto ao desempenho de cada ator dentro do processo. Depois de todo este levantamento foi escrito todas as especificações dos requisitos para clarear ainda mais cada funcionalidade. Paralelo à escrita das especificações teve-se o cuidado de reproduzir a prototipação a um nível rico em detalhes, o que trouxe ao trabalho uma vasta visão de onde se quer chegar. Criouse o plano de gerencia e finalizou-se com a métrica que trouxe aos escritos uma estimativa de tempo, prazo e custo. Reflete-se do trabalho uma contribuição para os estudos musicais, comprovando assim, que a ferramenta atende perfeitamente a categoria dos admiradores pela arte musical e provê facilidades de entendimento do negócio complexo e ilimitado compostos por diversos sons e ritmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-16T09:33:46Z No. of bitstreams: 1 51104278.pdf: 2854603 bytes, checksum: 3c81d51aec2e424623d20c4b442e409f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-16T09:33:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51104278.pdf: 2854603 bytes, checksum: 3c81d51aec2e424623d20c4b442e409f (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFerramenta para registro harmônicopt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMúsica computacionalpt_BR
dc.titleSistema de harmonização em graus: Harmograupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-16-
Appears in Collections:ENC - Pós-graduação em Engenharia de requisitos de software

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