Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7967
metadata.dc.type: Monografia
Title: O Facebook como ferramenta de marketing político: estudo da fan page de um Deputado Federal
Authors: Castro, Vanessa Teles Teixeira de
Abstract: As mídias sociais possuem, hoje, diversas funções e dentre elas está uma ferramenta para a comunicação pública e o marketing. Os três poderes do Estado (Judiciário, Executivo e Legislativo) já se mostram preocupados em utilizar esse meio para melhorar a relação de transparência com a sociedade prevista em lei. Porém, por ser uma transformação relativamente recente, ainda há resistência por parte de alguns órgãos e figuras públicas em aderir a esse canal para tais fins ou não o fazem da maneira adequada. Para entender melhor essa realidade, foi feito, neste trabalho, estudo da Fan Page de um deputado federal e um comparativo com os conceitos encontrados a partir de pesquisa bibliográfica. São eles: accountability e comunicação pública, marketing, marketing político e de relacionamento, além de ações consideradas pertinentes quando se trata de marketing no Facebook. Identificou-se, portanto, diversos erros técnicos na administração da página que podem ser explicados por uma relativa falta de estudos acadêmicos atualizados e que acompanhem a evolução tecnológica, assim como uma resistência de gerações anteriores as inovações vividas hoje.
Keywords: Facebook
Marketing político
Marketing de relacionamento
Comunicação pública
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7967
Issue Date: 30-Sep-2015
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51401208.pdf940,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.