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dc.contributor.advisorBorges, Carla Peixoto-
dc.contributor.authorRocha, Rosalia Maria-
dc.date.accessioned2016-02-22T17:04:09Z-
dc.date.available2016-02-22T17:04:09Z-
dc.date.issued2012-09-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7970-
dc.description.abstractO complexo cenário atual de negócios aponta para a valorização e reconhecimento das pessoas na promoção de diferenciais competitivos para a organização, levando a Gestão de Pessoas (GP) a assumir um papel importante na consecução dos objetivos organizacionais, deixando de ser o antigo Departamento de Pessoal (DP) com atividades operacionais, para assumir um papel mais estratégico na organização. O presente estudo buscou investigar qual o papel da gestão de pessoas em uma pequena empresa de Brasília, que oferece serviços de reintegração ao trânsito às pessoas com habilitação e que, por algum motivo, têm medo de dirigir. Para cumprir tal objetivo, procedeu-se à revisão de literatura sobre o assunto, visando embasar a compreensão do papel da gestão de pessoas nas organizações com ênfase para os conceitos, evolução histórica e os papéis da gestão de pessoas com seus respectivos modelos. Para o estudo foi utilizado o Modelo Misto de Cinco Papéis da Gestão de Pessoas, resultante da combinação do Modelo de Múltiplos Papéis concebido por Ulrich (2000) e do Modelo das Quatro Faces desenvolvido por Tanure et al.(2007). Os papéis pesquisados no modelo foram: parceiro estratégico, executor, construtor, interlocutor e parceiro de mudanças. Com base nesse modelo foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória utilizando triangulação metodológica quantitativa e qualitativa, com o objetivo de verificar as percepções de funcionários e gerentes sobre o papel da gestão de pessoas na empresa pesquisada. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica; entrevista semiestruturada com o responsável pela gestão de pessoas; e aplicação de questionário a nove funcionários e dois gerentes. Os resultados apontam que os serviços da gestão de pessoas na empresa pesquisada são de média qualidade, e os papéis com melhor qualidade foram: Executor, papel tradicional que corresponde ao antigo DP e se refere à realização das tarefas operacionais, com foco no processo, em detrimento dos resultados; e Parceiro da Mudança, papel que diz respeito à capacidade de adaptação às mudanças.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T17:04:09Z No. of bitstreams: 1 50911034.pdf: 731629 bytes, checksum: 05c36a0d23f5b3fe8f7b04358dfe4b83 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectGestão de pessoas em pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPapel da gestão de pessoapt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.titleO papel da gestão de pessoas em empresa de pequeno portept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-22-
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