Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7981
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraujo, Tatiane Regina Petrillo Pires de-
dc.contributor.authorCarvalho, Geni Rodrigues de-
dc.date.accessioned2016-02-22T17:40:47Z-
dc.date.available2016-02-22T17:40:47Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7981-
dc.description.abstractA proposta deste estudo foi realizar uma pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho em uma empresa que desenvolve suas atividades no ramo varejista (supermercado). Para o desenvolvimento, utilizou o modelo de Walton, um estudioso que desenvolveu um estudo em 1973, composto por oito perguntas direcionadas para os colaboradores em relação às ações que as empresas desenvolvem sobre qualidade de vida. Para consolidar a pesquisa, utilizaram-se referências de alguns autores que corroboraram para enriquecer o estudo com suas idéias e interpretações sobre o assunto. O estudo questiona, com base no modelo de Walton, quais ações são realizadas pela empresa supermercadista que podem indicar a promoção de Qualidade de Vida no Trabalho. O objetivo proposto foi identificar ações realizadas sobre QVT e as percepções dos colaboradores em relação a elas. A pesquisa foi classificada como estudo de caso, e fez uso do questionário sugerido pelo modelo de Walton. A abordagem se deu por meio de métodos quantitativos e qualitativos, utilizando a escala de likert para tabular as opiniões dos colaboradores. Os resultados obtidos pela pesquisa foram de grande relevância para responder o que a pesquisa propôs, sendo possível avaliar as ações da empresa sobre a promoção de QVT e as interpretações dos colaboradores sobre essas ações, de modo que o diagnóstico e a análise comparativa tiveram êxito na execução. Considerando o cenário de mudanças constantes, no qual o supermercado está inserido, onde o capital humano é o diferencial competitivo, os resultados foram satisfatórios para o pesquisador e para a empresa, visto que as ações existem na empresa e são reconhecidas pelos funcionários. Portanto, é de grande valia a proposta de estudo sobre esse tema, pois os conhecimentos são maximizados, as habilidades são desenvolvidas e as atitudes são propostas, visando valorizar o capital humano e constituir empresas mais comprometidas em desenvolver ações que contribuam para o bem-estar de seus colaboradores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T17:40:47Z No. of bitstreams: 1 51200563.pdf: 659302 bytes, checksum: a9207d057b87cea2ef4d17a7f9b519b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-22T17:40:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51200563.pdf: 659302 bytes, checksum: a9207d057b87cea2ef4d17a7f9b519b3 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleQVT: caso de uma empresa do segmento varejista de Planaltinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-22-
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão de pessoas e coaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51200563.pdf643.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.