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dc.contributor.advisorAraujo, Tatiane Regina Petrillo Pires de-
dc.contributor.authorAntonino, Roberta Parreiras-
dc.date.accessioned2016-02-22T17:42:49Z-
dc.date.available2016-02-22T17:42:49Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7982-
dc.description.abstractO tema abordado é a qualidade de vida no trabalho. Pensar em qualidade de vida para as empresas é uma tarefa estratégica na prevenção de doenças e promoção da saúde para os colaboradores. As pessoas passam uma quantidade significativa de horas em suas vidas, no ambiente de trabalho, portanto, a necessidade de buscar realizar sua atividade funcional em um espaço que além de um ambiente produtivo possa promover maior qualidade de vida e bem-estar. O resultado da promoção da qualidade de vida no trabalho é observado no aumento da produtividade e leva a organização a reduzir os custos financeiros de assistência médica, absenteísmo, rotatividade e baixo compromisso organizacional. O trabalho objetivou analisar, a partir da visão dos gestores do ramo supermercadista, quais são as ações realizadas com intuito de promover qualidade de vida no trabalho a fim de sugerir ações que possam otimizar esse processo. Como base teórica foi feito um levantamento com intuito de conceituar a qualidade de vida no trabalho e observar as dimensões que a estruturam em termos de modelos aplicáveis. Foi realizada uma pesquisa envolvendo três supermercados de vizinhança, com a aplicação de uma entrevista com os gestores. Por meio da análise dos dados obtidos foi possível identificar quais são as ações que estes desenvolvem a fim de proporcionar qualidade de vida aos funcionários. As ações foram elencadas a partir das oito dimensões sugeridas no modelo de Walton. De acordo com a pesquisa realizada pode-se afirmar que os gestores precisam realizar mais ações para promover qualidade de vida aos funcionários, porém, cumprem o que é previsto na Lei. Tal adesão pode amenizar os impactos negativos do trabalho nas características apresentadas no ramo supermercadista.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T17:42:49Z No. of bitstreams: 1 51200580.pdf: 526678 bytes, checksum: 706bdad73ad56486f960414d840e881a (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: estudo no ramo supermercadista de Planaltinapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-22-
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