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dc.contributor.advisorGagliardi, Érika Costa Vieira-
dc.contributor.authorAraújo, Joana Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2016-02-22T17:46:12Z-
dc.date.available2016-02-22T17:46:12Z-
dc.date.issued2013-11-26-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7983-
dc.description.abstractCom o advento dos próximos eventos esportivos no Brasil, o setor hoteleiro ganhou visibilidade e atualmente, os hotéis precisam obter diferenciais competitivos frente à grande concorrência. Neste contexto, a qualidade do serviço prestado torna-se fundamental para atrair a atenção dos turistas nacionais e internacionais e para isso, é necessário contar com profissionais motivados e comprometidos com a organização. O clima organizacional é um instrumento que busca avaliar a percepção dos colaboradores com relação à organização em que trabalham e por isso o presente estudo avaliou a percepção dos colaboradores do setor de Governança de dois hotéis de uma rede hoteleira brasiliense, que contam com o mesmo gestor, porém com diferentes líderes intermediários (supervisores de andar). O objetivo do presente estudo é avaliar qual o impacto das lideranças intermediárias no Clima Organizacional e as suas consequências para uma empresa do ramo de prestação de serviços. Utilizou-se como instrumento de pesquisa a Escala de Clima Organizacional (ECO), para identificar a visão dos colaboradores com relação aos fatores “apoio da chefia e da organização”, “recompensa”, “conforto físico”, “controle/pressão” e “coesão entre colegas” no ano de 2013. A pesquisa-exploratória foi realizada em duas etapas: na primeira etapa, aplicou-se a pesquisa de clima organizacional e foram analisados os resultados; na segunda etapa, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com o grupo de colaboradores da governança, com o objetivo de identificar a percepção deste público com relação à realidade vivenciada no setor. Os resultados mostraram que, no geral, a percepção dos colaboradores dos dois hotéis sobre a empresa é positiva, entretanto a qualidade das lideranças intermediárias interfere diretamente no clima organizacional observado nos dois contextos. Os fatores apoio da chefia da organização e recompensa, principalmente, apresentaram diferenças significativas nos resultados da pesquisa, e analisando-se o conteúdo da entrevista juntamente com os resultados obtidos, fica claro que lideranças despreparadas interferem diretamente na motivação e produtividade dos colaboradores. Para futuras pesquisas propõem-se mais estudos sobre a relação entre clima organizacional e liderança.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-22T17:46:12Z No. of bitstreams: 1 51202209.pdf: 762480 bytes, checksum: d6265622840a081370fdbec366b5db8a (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectClima organizacionalpt_BR
dc.subjectGovernança de hotelpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.titleClima organizacional: investigação e diagnóstico: estudo de caso sobre os setores de governança em uma rede hoteleira de Brasíliapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-22-
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