Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Érica dos Santos-
dc.date.accessioned2016-02-23T14:06:08Z-
dc.date.available2016-02-23T14:06:08Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8053-
dc.description.abstractA complexidade e incerteza dos ambientes nos quais as organizações estão inseridas, produzem desafios à sustentação da competitividade. As estratégias de marketing das quais as companhias aéreas usam como vantagem tentam promover um diferencial em seus produtos e serviços na busca da fidelização. O setor aéreo foi um dos primeiros a adotar a estratégia de marketing de relacionamento na tentativa de criar fidelidade entre os usuários e a companhia. O bom atendimento conciliado ao preço aparecem como um possível fator que pode contribuir para que este tipo de relacionamento passe a existir. Empregou-se o método qualitativo para a realização da pesquisa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva. Verificou-se que apenas 47,27% da amostra possui cartão fidelidade e 52,7% indicariam os serviços de uma companhia específica por motivos de bom atendimento. A maioria dos respondentes apresentou algum tipo de fidelidade, porém circunstancial. A análise correlacional não indicou resultado com significância estatística, levando a crer que a predisposição à fidelidade dos usuários não se encontra associada à exclusividade da marca. Considerando-se que existem diversos enfoques para a construção da confiança e que a literatura a coloca como um possível fator influenciador da fidelidade dos consumidores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-23T14:06:08Z No. of bitstreams: 1 51304730.pdf: 927381 bytes, checksum: bc03b0cbfa7767d5424ac378cb0f9475 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-23T14:06:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51304730.pdf: 927381 bytes, checksum: bc03b0cbfa7767d5424ac378cb0f9475 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFidelidadept_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectCompanhia aéreapt_BR
dc.titleA fidelização de clientes como vantagem competitiva no marketing estratégico: o caso de companhias aéreas no Brasilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-23-
dc.identifier.orientadorCruz, Tânia Cristina da Silvapt_BR
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão estratégica para resultados

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51304730.pdf905.65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.