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dc.contributor.authorSilva, Carolina de Souza da-
dc.date.accessioned2016-02-23T18:28:44Z-
dc.date.available2016-02-23T18:28:44Z-
dc.date.issued2016-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8069-
dc.description.abstractO Canadá é um país de destaque na construção de um sistema multiculturalista e, por isso, foi escolhido para que sejam tratadas neste trabalho as novas influências que surgiram com o multiculturalismo, com destaque para a cidadania. Este trabalho estuda as políticas multiculturalistas educacionais que existem no Canadá para dar fluidez ao processo de multiculturalismo que existe no país, que foi oficializado em forma de lei, revelando uma característica única do país de mais destaque em ações de cunho multicultural do mundo. Grande parte do trabalho foi desenvolvida a partir de livros e fontes virtuais dos Estados Unidos e do Canadá na língua inglesa e sem tradução, por não haver escritos oficiais sobre o tema específico do Canadá na língua portuguesa, com pouquíssimas exceções. O sistema educacional de multiculturalismo será o destaque do trabalho por ser uma das formas mais eficientes na consolidação do que a lei já tem proclamado por meio de Atos e programas governamentais, ao mesmo tempo que mostra que, apesar da legalização de um método que pretende melhorar confrontos sociais, muitos progressos ainda não foram alcançados. O desenvolvimento do trabalho pretende mostrar que o multiculturalismo criado no Canadá tem falhas, mas é uma forma benevolente de busca de solução de intolerâncias na sociedade, como é o caso da intolerância da diferença. O reconhecimento da diferença é uma importante ferramenta para que uma esfera de multiculturalismo seja uma realidade. Com a participação da sociedade nos projetos governamentais, o Canadá passou a construir uma nova noção de cidadania, levando a pluralidade como ponto natural e valorizado pelos cidadãos. O país ainda é muito restrito, mas adotou políticas de aceitação de imigrantes de acordo com interesses econômicos do governo, o que mesmo assim abriu um grande leque que passou a aceitar pessoas de qualquer lugar do mundo como imigrantes e possíveis cidadãos. Atualmente, o Canadá trabalha com vários programas que aperfeiçoam novos imigrantes e os auxiliam na integração social anglo-canadense ou franco-canadense. Mesmo com muitas falhas, fraquezas e contradições multiculturalismo, o Canadá é um exemplo de que a globalização tem provocado um novo olhar, especialmente no mundo ocidental, em questões econômicas, comerciais, políticas e sociais. A cidadania está sempre em processo de construção e sofre mudanças de conceito quando a internacionalização se intensifica. Grande parte dos países com perfis multiculturais são desenvolvidos, mas outros países já têm alguma característica multiculturalista, como é o caso do Brasil, que tem uma grande deficiência na construção da sua cidadania por questões históricas e a consolidou há menos de três décadas. O sistema educacional brasileiro ainda é ineficiente em vários pontos, mas mesmo assim o governo já criou programas e projetos educacionais que carregam o multiculturalismo como ponto-chave, mostrando que essa tendência é importante para o perfil do país.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-23T18:28:44Z No. of bitstreams: 1 51200134.pdf: 687323 bytes, checksum: b8b88e05475b02251e7b40ca5030f3ec (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectCanadápt_BR
dc.subjectPolítica educacional multiculturalistapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleO multiculturalismo no Canadá e os desafios para o Brasil: as políticas educacionais multiculturalistaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2013-11-11-
dc.identifier.orientadorRaquel Boing Marinuccipt_BR
Appears in Collections:HIS - Pós-graduação em História, sociedade e cidadania

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