Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKollar, Rosária De Fátima Pinto-
dc.date.accessioned2016-02-26T13:43:16Z-
dc.date.available2016-02-26T13:43:16Z-
dc.date.issued2015-03-06-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168-
dc.description.abstractO presente estudo se propõe a compreender o processo de análise da criança em estado autístico com base na teoria winnicottiana, refletindo sobre as funções do analista e sobre as fases da análise dessa criança. Com o intuito de compreender o desenvolvimento dela em análise e como o analista atua para auxiliar essa criança. No primeiro capítulo, desenvolveu-se o papel do analista compreendendo o holding, o manejo e o brincar, mostrando a flexibilidade do analista conforme a necessidade da criança. Pode-se perceber que o holding é mais utilizado quando a criança está na fase de dependência absoluta, o manejo, na fase de dependência relativa e o brincar quando a criança está no estágio rumo a independência. No segundo capítulo, foram abordados os processos vividos pela criança em estado autístico na análise tais como o uso do objeto autístico, o estado e o objeto transicional e o brincar. Pode-se concluir, com base na teoria winnicottiana, que a criança em estado autístico não é vista como um sujeito incapaz como os manuais de classificação psiquiátrica colocam, mas que pode se desenvolver em um ambiente de análise que acolha sua forma de ser e seu funcionamento psíquico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T13:43:16Z No. of bitstreams: 1 51301630.pdf: 429044 bytes, checksum: b4d10001992900633fc7c9801b03048b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T13:43:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51301630.pdf: 429044 bytes, checksum: b4d10001992900633fc7c9801b03048b (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectHoldingpt_BR
dc.subjectManejopt_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.titleA análise de crianças em estados autísticos: reflexões a partir da Teoria Winnicottianapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-26-
dc.identifier.orientadorLívia Milhomem Januáriopt_BR
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51301630.pdf418.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.