Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kollar, Rosária De Fátima Pinto | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T13:43:16Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T13:43:16Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8168 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se propõe a compreender o processo de análise da criança em estado autístico com base na teoria winnicottiana, refletindo sobre as funções do analista e sobre as fases da análise dessa criança. Com o intuito de compreender o desenvolvimento dela em análise e como o analista atua para auxiliar essa criança. No primeiro capítulo, desenvolveu-se o papel do analista compreendendo o holding, o manejo e o brincar, mostrando a flexibilidade do analista conforme a necessidade da criança. Pode-se perceber que o holding é mais utilizado quando a criança está na fase de dependência absoluta, o manejo, na fase de dependência relativa e o brincar quando a criança está no estágio rumo a independência. No segundo capítulo, foram abordados os processos vividos pela criança em estado autístico na análise tais como o uso do objeto autístico, o estado e o objeto transicional e o brincar. Pode-se concluir, com base na teoria winnicottiana, que a criança em estado autístico não é vista como um sujeito incapaz como os manuais de classificação psiquiátrica colocam, mas que pode se desenvolver em um ambiente de análise que acolha sua forma de ser e seu funcionamento psíquico. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T13:43:16Z No. of bitstreams: 1 51301630.pdf: 429044 bytes, checksum: b4d10001992900633fc7c9801b03048b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-26T13:43:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51301630.pdf: 429044 bytes, checksum: b4d10001992900633fc7c9801b03048b (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.subject | Holding | pt_BR |
dc.subject | Manejo | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.title | A análise de crianças em estados autísticos: reflexões a partir da Teoria Winnicottiana | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.orientador | Lívia Milhomem Januário | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51301630.pdf | 418.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.