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dc.contributor.authorIlha, Beatriz Carriço-
dc.date.accessioned2016-02-26T13:57:48Z-
dc.date.available2016-02-26T13:57:48Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8172-
dc.description.abstractTemos presenciado uma grande quantidade de crianças diagnosticadas com autismo ultimamente. Porém, nem sempre essas crianças estão mesmo num quadro de autismo ou de psicose infantil, e um diagnóstico nessa fase da vida – assim como uma entrada prematura no bilinguismo – pode acabar agravando essa posição fragilizada na linguagem. Partindo das teorias psicanalíticas sobre autismo e psicose, passando por um histórico da nomenclatura dessas patologias e do acompanhamento, observação e conversas com familiares de uma criança com uma possível psicose infantil em dois contextos escolares diferentes, o presente trabalho assinala algumas diferenças entre autismo e psicose e pontua como o bilinguismo pode afetar o desenvolvimento da criança. O trabalho consta da análise do contexto familiar dessa criança em um estudo de caso. O objetivo geral desse trabalho foi investigar se a desorganização familiar e o bilinguismo podem culminar para que uma criança apresente dificuldades na socialização e na aprendizagem escolar, desenvolvendo traços semelhantes aos quadros de psicose e autismo. Assim, este é um trabalho comprometido com a criança com diagnóstico de autismo – principalmente no contexto escolar, que se configura como um espaço de socialização e de inscrição da lei, e que pode ajudá-las a sair da situação de exclusão, fazendo com que sejam reconhecidas como sujeito na escola e na vida, além de propiciar uma possível saída desses quadros.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T13:57:48Z No. of bitstreams: 1 51306117.pdf: 443629 bytes, checksum: f0789d0ef124b06fc90824635af14ade (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectPsicosept_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.titleDesconstruindo o autismo de Artur: um estudo de caso sobre uma possível psicose infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-02-26-
dc.description.urlCiomara Schneiderpt_BR
Appears in Collections:PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica

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