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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8172
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Ilha, Beatriz Carriço | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T13:57:48Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T13:57:48Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8172 | - |
dc.description.abstract | Temos presenciado uma grande quantidade de crianças diagnosticadas com autismo ultimamente. Porém, nem sempre essas crianças estão mesmo num quadro de autismo ou de psicose infantil, e um diagnóstico nessa fase da vida – assim como uma entrada prematura no bilinguismo – pode acabar agravando essa posição fragilizada na linguagem. Partindo das teorias psicanalíticas sobre autismo e psicose, passando por um histórico da nomenclatura dessas patologias e do acompanhamento, observação e conversas com familiares de uma criança com uma possível psicose infantil em dois contextos escolares diferentes, o presente trabalho assinala algumas diferenças entre autismo e psicose e pontua como o bilinguismo pode afetar o desenvolvimento da criança. O trabalho consta da análise do contexto familiar dessa criança em um estudo de caso. O objetivo geral desse trabalho foi investigar se a desorganização familiar e o bilinguismo podem culminar para que uma criança apresente dificuldades na socialização e na aprendizagem escolar, desenvolvendo traços semelhantes aos quadros de psicose e autismo. Assim, este é um trabalho comprometido com a criança com diagnóstico de autismo – principalmente no contexto escolar, que se configura como um espaço de socialização e de inscrição da lei, e que pode ajudá-las a sair da situação de exclusão, fazendo com que sejam reconhecidas como sujeito na escola e na vida, além de propiciar uma possível saída desses quadros. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T13:57:48Z No. of bitstreams: 1 51306117.pdf: 443629 bytes, checksum: f0789d0ef124b06fc90824635af14ade (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Psicose | pt_BR |
dc.subject | Linguagem | pt_BR |
dc.title | Desconstruindo o autismo de Artur: um estudo de caso sobre uma possível psicose infantil | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02-26 | - |
dc.description.url | Ciomara Schneider | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
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