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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8177
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Faim, Arielba Borgonha Querino | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T14:12:36Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T14:12:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8177 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo se propõe a apresentar e compreender as fases percorridas pelo sujeito em seu desenvolvimento emocional e os fatores que ocorrem no contexto familiar, os quais contribuem para que esse desenvolvimento seja saudável ou não. Objetivou-se refletir quanto à teoria de Winnicott acerca do desenvolvimento emocional e sua contribuição sobre o papel da família no processo de amadurecimento, evidenciar as falhas na família ou no ambiente que levam ao adoecimento mental, e relacionar o desenvolvimento emocional ao adoecimento mental, abarcando assim, todo esse processo no contexto familiar. Para alcançar esses objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica das obras de Winnicott e de autores contemporâneos — que se interessam por sua obra — e apresentou-se uma ilustração clínica na qual se observa a influência da família no adoecimento mental do sujeito. No primeiro capítulo, apresentou-se a contribuição de Winnicott acerca da família e da constituição psíquica do sujeito, tendo como base sua obra “A Família e o Desenvolvimento Individual” (1965/2001). No segundo capítulo, analisou-se as concepções acerca da saúde e do adoecimento mental à luz da teoria do desenvolvimento emocional de Winnicott. No terceiro capítulo, buscou-se refletir sobre sua teoria e o adoecimento mental a partir de uma ilustração clínica, contextualizando a influência da família sobre o desenvolvimento emocional do sujeito e seu adoecimento mental. Com este estudo, pode-se concluir que o relacionamento entre a mãe e o bebê nos primeiros anos de vida é de fundamental importância para que o bebê tenha um desenvolvimento emocional saudável. No entanto, para que isso aconteça, tanto a mãe quanto o bebê precisam da participação ativa do pai, assim como de toda a família, possibilitando que, não só o bebê, mas todos da família tenham um amadurecimento individual saudável em qualquer fase da vida. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T14:12:36Z No. of bitstreams: 1 51402342.pdf: 534216 bytes, checksum: 9b0420478ed2debfb5a71bf2dca57582 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Adoecimento mental | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento emocional | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento mãe-bebê | pt_BR |
dc.subject | Winnicott | pt_BR |
dc.title | O papel da família no desenvolvimento emocional do sujeito: uma leitura Winnicottiana | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-02-26 | - |
dc.identifier.orientador | Lívia Milhomem Januário | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Pós-graduação em Teoria psicanalítica |
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