Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8181
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Textualidade e retextualização de textos radiojornalísticos: uma análise das reportagens do Jornal da Amazônia, da rádio nacional da Amazônia |
Authors: | Paiva, Bianca Felipe |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Francisca Cordélia Oliveira da |
Abstract: | O presente trabalho trata do processo de elaboração e edição do texto jornalístico, especialmente o radiojornalístico, na busca pelo texto de qualidade. Para isso, foram descritas as características do texto de rádio, presentes nos manuais de radiojornalismo, e o papel do editor na construção da reportagem. Um dos objetivos desta monografia foi verificar se o texto radiojornalístico contempla os sete aspectos da textualidade considerados pela literatura da área de Letras relevantes para a produção textual. Foram analisadas reportagens do Jornal da Amazônia, da Rádio Nacional da Amazônia. É possível identificar o emprego desses princípios no texto radiojornalístico. O processo de retextualização também é abordado neste trabalho, bem como a relação entre fala e escrita, que está diretamente ligada ao tema. A partir do conceito de retextualização, que é a transformação do texto falado em escrito, constatamos que este processo está relacionado à construção do texto de rádio, que é escrito para ser falado. Apresentamos ainda um modelo de retextualização que sugere nove operações de adequação textual. Com base em uma matéria do Jornal da Amazônia, vemos que estas ações são empregadas no processo de edição, mas de uma forma diferente e adaptada ao contexto jornalístico. |
Keywords: | Texto Rádio Textualidade Retextualização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8181 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
50910238.pdf | 941.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.