Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8186
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Francisca Cordélia Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Souza, Claudia Vargas Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T16:40:49Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T16:40:49Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8186 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho discorre sobre Bullyng Linguístico, preconceito e discriminação. A palavra preconceito sempre esteve em alta, mas nunca foi tão amplamente discutida quando no momento atual, pois sabemos que existem vários tipos e formas de preconceitos, como: o racial, o social, o religioso, o sexual e até mesmo o linguístico. É neste ponto, o preconceito linguístico, que a discriminação aparece e, muitas vezes, se transforma em bullying. Isso acontece quando determinado indivíduo sofre com constantes ataques e é estigmatizado por seu modo de falar. Dessa forma, o que seria inicialmente preconceito linguístico transforma-se em preconceito social. A sociolinguística e seus estudiosos nos fazem observar que um falante materno não comete erros ao usar sua língua, já que a gramática da língua está internalizada. Com isso, podemos refletir claramente que, na língua portuguesa, não há quem fale mais „bonito‟ ou mais „certo‟, o que existe é o que chamamos de variações linguísticas, que podem ser contextuais, geográficas, históricas ou socioculturais. A língua é dinâmica e se adapta conforme as situações e os interlocutores. A norma-padrão é um conjunto de regras idealizadas pelos gramáticos, mas que não tem falantes reais. A escola, principalmente, e o professor de língua portuguesa têm papel de suma importância na conscientização dos alunos em relação às variações linguísticas, no incentivo à pesquisa de sua língua materna, seus fenômenos e, principalmente, no sentido de extirpar, de uma vez por todas, o preconceito, a discriminação e o bullying, de muitas vidas, construindo assim uma sociedade melhor no futuro. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T16:40:49Z No. of bitstreams: 1 51102519.pdf: 470899 bytes, checksum: a04ec9c9904edb72d1693037060346de (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-26T16:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51102519.pdf: 470899 bytes, checksum: a04ec9c9904edb72d1693037060346de (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Bullying | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.title | Bullying linguístico: uma nova visão sobre o preconceito e a discriminação | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-05-22 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51102519.pdf | 459.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.