Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8186
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Francisca Cordélia Oliveira da-
dc.contributor.authorSouza, Claudia Vargas Soares de-
dc.date.accessioned2016-02-26T16:40:49Z-
dc.date.available2016-02-26T16:40:49Z-
dc.date.issued2012-05-22-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8186-
dc.description.abstractEste trabalho discorre sobre Bullyng Linguístico, preconceito e discriminação. A palavra preconceito sempre esteve em alta, mas nunca foi tão amplamente discutida quando no momento atual, pois sabemos que existem vários tipos e formas de preconceitos, como: o racial, o social, o religioso, o sexual e até mesmo o linguístico. É neste ponto, o preconceito linguístico, que a discriminação aparece e, muitas vezes, se transforma em bullying. Isso acontece quando determinado indivíduo sofre com constantes ataques e é estigmatizado por seu modo de falar. Dessa forma, o que seria inicialmente preconceito linguístico transforma-se em preconceito social. A sociolinguística e seus estudiosos nos fazem observar que um falante materno não comete erros ao usar sua língua, já que a gramática da língua está internalizada. Com isso, podemos refletir claramente que, na língua portuguesa, não há quem fale mais „bonito‟ ou mais „certo‟, o que existe é o que chamamos de variações linguísticas, que podem ser contextuais, geográficas, históricas ou socioculturais. A língua é dinâmica e se adapta conforme as situações e os interlocutores. A norma-padrão é um conjunto de regras idealizadas pelos gramáticos, mas que não tem falantes reais. A escola, principalmente, e o professor de língua portuguesa têm papel de suma importância na conscientização dos alunos em relação às variações linguísticas, no incentivo à pesquisa de sua língua materna, seus fenômenos e, principalmente, no sentido de extirpar, de uma vez por todas, o preconceito, a discriminação e o bullying, de muitas vidas, construindo assim uma sociedade melhor no futuro.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T16:40:49Z No. of bitstreams: 1 51102519.pdf: 470899 bytes, checksum: a04ec9c9904edb72d1693037060346de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T16:40:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51102519.pdf: 470899 bytes, checksum: a04ec9c9904edb72d1693037060346de (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.titleBullying linguístico: uma nova visão sobre o preconceito e a discriminaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-05-22-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51102519.pdf459.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.