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dc.contributor.advisorSilva, Zilda Pereira da-
dc.contributor.authorMeira, Vania de Fatima-
dc.date.accessioned2016-02-26T16:43:04Z-
dc.date.available2016-02-26T16:43:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8187-
dc.description.abstractEste trabalho teve origem na prática docente da autora – quase trinta anos de experiência como professora de Língua Portuguesa – e busca ancoragem em Bazerman (2006), Marcuschi (2011), Santos et al. (2012), Garcez (2008) e Koch (1995), entre outros. Também se fundamenta no próprio fazer pedagógico, mais especificamente na produção textual de alunos das séries finais do ensino fundamental. O ponto de partida para a identificação da problemática foi a quantidade de deslizes cometidos pelos alunos na produção escrita, em decorrência, supõe-se, da ausência de uma prática de refacção que lhes oportunize a reflexão acerca de sua produção escrita, fornecendo-lhes subsídios para, por meio da reflexão, reformularem e aprimorarem seus textos. Embora façam parte das sugestões apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCNs – as atividades de produção de rascunho nem sempre são propostas pelos professores. Em observação ao documento, livros didáticos oferecem essa proposta nos capítulos de produção textual. Aqui, citam-se autores conhecidos nacionalmente, como Cereja (2003), Sargentim (2010) e Sarmento (2007), entre outros. Buscando comprovar a eficiência da atividade “pré-textual”, definiram-se com como universo de pesquisa produções de alunos das turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escolar particular na região administrativa de Brasília. Durante sete meses, aproximadamente, foi desenvolvida a prática de produção do rascunho, seguida de análise e de correção desses textos pelos próprios alunos e por outros colegas da turma. Ao final desse prazo, foi-lhes proposta uma análise comparativa das produções, quando eles identificariam em quais competências houve progressos decorrentes daquela prática. Tabulados os resultados, passou-se então à análise dos dados, que compuseram o panorama apresentado ao longo deste trabalho. A conclusão a que se chegou é que a habilidade e a competência exigidas pela a produção escrita só são alcançadas por meio de um trabalho contínuo e que devem estar necessariamente atreladas ao hábito de leitura. Como conclusão, apresentam-se sugestões para o ajustamento da proposta de refacção nas aulas de redação e de língua portuguesa, visando à maior eficiência no processo de aquisição e de crescimento linguístico dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T16:43:04Z No. of bitstreams: 1 51102692.pdf: 2232063 bytes, checksum: e32cd64b07988cc9a90829fdd02ac803 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T16:43:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51102692.pdf: 2232063 bytes, checksum: e32cd64b07988cc9a90829fdd02ac803 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectProdução de rascunhopt_BR
dc.subjectRefacçãopt_BR
dc.titleA importância da reescrita na produção escrita dos alunos das séries finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

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