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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Silva, Zilda Pereira da | - |
dc.contributor.author | Meira, Vania de Fatima | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T16:43:04Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T16:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8187 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho teve origem na prática docente da autora – quase trinta anos de experiência como professora de Língua Portuguesa – e busca ancoragem em Bazerman (2006), Marcuschi (2011), Santos et al. (2012), Garcez (2008) e Koch (1995), entre outros. Também se fundamenta no próprio fazer pedagógico, mais especificamente na produção textual de alunos das séries finais do ensino fundamental. O ponto de partida para a identificação da problemática foi a quantidade de deslizes cometidos pelos alunos na produção escrita, em decorrência, supõe-se, da ausência de uma prática de refacção que lhes oportunize a reflexão acerca de sua produção escrita, fornecendo-lhes subsídios para, por meio da reflexão, reformularem e aprimorarem seus textos. Embora façam parte das sugestões apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais – os PCNs – as atividades de produção de rascunho nem sempre são propostas pelos professores. Em observação ao documento, livros didáticos oferecem essa proposta nos capítulos de produção textual. Aqui, citam-se autores conhecidos nacionalmente, como Cereja (2003), Sargentim (2010) e Sarmento (2007), entre outros. Buscando comprovar a eficiência da atividade “pré-textual”, definiram-se com como universo de pesquisa produções de alunos das turmas de 8º e 9º ano do ensino fundamental de uma escolar particular na região administrativa de Brasília. Durante sete meses, aproximadamente, foi desenvolvida a prática de produção do rascunho, seguida de análise e de correção desses textos pelos próprios alunos e por outros colegas da turma. Ao final desse prazo, foi-lhes proposta uma análise comparativa das produções, quando eles identificariam em quais competências houve progressos decorrentes daquela prática. Tabulados os resultados, passou-se então à análise dos dados, que compuseram o panorama apresentado ao longo deste trabalho. A conclusão a que se chegou é que a habilidade e a competência exigidas pela a produção escrita só são alcançadas por meio de um trabalho contínuo e que devem estar necessariamente atreladas ao hábito de leitura. Como conclusão, apresentam-se sugestões para o ajustamento da proposta de refacção nas aulas de redação e de língua portuguesa, visando à maior eficiência no processo de aquisição e de crescimento linguístico dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T16:43:04Z No. of bitstreams: 1 51102692.pdf: 2232063 bytes, checksum: e32cd64b07988cc9a90829fdd02ac803 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Produção de rascunho | pt_BR |
dc.subject | Refacção | pt_BR |
dc.title | A importância da reescrita na produção escrita dos alunos das séries finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
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51102692.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
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