Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8188
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Francisca Cordélia Oliveira da-
dc.contributor.authorCarneiro, Eunice Maria Dantas-
dc.date.accessioned2016-02-26T16:46:03Z-
dc.date.available2016-02-26T16:46:03Z-
dc.date.issued2012-10-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8188-
dc.description.abstractDiante das acirradas discussões teóricas acerca das propostas de ensino de língua portuguesa em relação à utilização ou não da gramática de acordo com as teorias linguistas, o objetivo deste trabalho é conceituar gramática, questionar as propostas da sua não utilização, analisar o contexto de formação dos professores, realizando, assim um olhar crítico sobre o ensino da língua portuguesa tanto no âmbito de formação dos professores como no âmbito da prática desses profissionais. A presente pesquisa teórica embasa-se em teorias de autores renomados no assunto, como Antunes, Bagno, Travaglia entre outros que possibilitaram a discussão das dificuldades enfrentadas pelo professor no ensino da língua materna, apontando a formação insuficiente desses professores como uma das possíveis causas do insucesso do trabalho em sala de aula. Busca-se nos princípios teóricos da linguística e gramática uma colaboração efetiva para o trabalho do professor propondo a elaboração de propostas e metodologias adequadas à ampliação da competência comunicativa dos alunos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T16:46:03Z No. of bitstreams: 1 51102766.pdf: 370948 bytes, checksum: 346074769d9eb432f56d956acd643247 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T16:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51102766.pdf: 370948 bytes, checksum: 346074769d9eb432f56d956acd643247 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectCompetência comunicativapt_BR
dc.titleUm olhar crítico sobre o ensino da gramáticapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2012-10-20-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51102766.pdf362.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.