Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8188
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Francisca Cordélia Oliveira da | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Eunice Maria Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T16:46:03Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T16:46:03Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-20 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8188 | - |
dc.description.abstract | Diante das acirradas discussões teóricas acerca das propostas de ensino de língua portuguesa em relação à utilização ou não da gramática de acordo com as teorias linguistas, o objetivo deste trabalho é conceituar gramática, questionar as propostas da sua não utilização, analisar o contexto de formação dos professores, realizando, assim um olhar crítico sobre o ensino da língua portuguesa tanto no âmbito de formação dos professores como no âmbito da prática desses profissionais. A presente pesquisa teórica embasa-se em teorias de autores renomados no assunto, como Antunes, Bagno, Travaglia entre outros que possibilitaram a discussão das dificuldades enfrentadas pelo professor no ensino da língua materna, apontando a formação insuficiente desses professores como uma das possíveis causas do insucesso do trabalho em sala de aula. Busca-se nos princípios teóricos da linguística e gramática uma colaboração efetiva para o trabalho do professor propondo a elaboração de propostas e metodologias adequadas à ampliação da competência comunicativa dos alunos. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T16:46:03Z No. of bitstreams: 1 51102766.pdf: 370948 bytes, checksum: 346074769d9eb432f56d956acd643247 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-26T16:46:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51102766.pdf: 370948 bytes, checksum: 346074769d9eb432f56d956acd643247 (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua materna | pt_BR |
dc.subject | Competência comunicativa | pt_BR |
dc.title | Um olhar crítico sobre o ensino da gramática | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-10-20 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51102766.pdf | 362.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.