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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8198
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Acosta, María Del Pilar Tobar | - |
dc.contributor.author | Timo, Eliane Torres | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-26T17:17:59Z | - |
dc.date.available | 2016-02-26T17:17:59Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8198 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho procurou desenvolver um estudo sobre como “norma culta” do Português do Brasil, como um fator arbitrário na divisão de cultos e ignorantes, acarreta sérios problemas sociais a partir do preconceito que enseja. O trabalho foi feito a partir de uma revisão bibliográfica, levantando questões acerca da variação linguística do Português do Brasil e sobre a dicotomia entre língua padrão/alvo e preconceito linguístico. Tendo essa revisão como ponto de partida epistemológico, procedemos a um estudo contrastivo de diferentes tipos de gramáticas – tradicionais, escolares e científicas. Cada um desses tipos responde a objetivos sociais particulares e são baseadas em/formulam distintos conceitos de língua(gem), o que justifica a análise comparativa de como abordam determinados processos linguísticos. Nesse sentido, nosso foco recai sobre as diferenças e semelhanças no tratamento conferido pelas gramáticas no que concerne à colocação pronominal no Português Brasileiro. Objetivamos, com isso, investigar como as diferentes epistemologias sobre a língua(gem) instanciam descrições dos dados da língua e prescrições do que deveria ser a variedade culta. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T17:17:59Z No. of bitstreams: 1 51103207.pdf: 494308 bytes, checksum: 635dfdfdbca3531bd083a9d723159ad3 (MD5) | en |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gramática tradicional | pt_BR |
dc.subject | Gramática escolar | pt_BR |
dc.subject | Gramática científica | pt_BR |
dc.subject | Variedade da língua | pt_BR |
dc.subject | Preconceito linguístico | pt_BR |
dc.title | A divisão social entre “cultos” e “ignorantes”: um estudo contrastivo entre gramáticas tradicionais, escolares e científicas | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2013-05-08 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
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