Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAcosta, María Del Pilar Tobar-
dc.contributor.authorTimo, Eliane Torres-
dc.date.accessioned2016-02-26T17:17:59Z-
dc.date.available2016-02-26T17:17:59Z-
dc.date.issued2013-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8198-
dc.description.abstractO presente trabalho procurou desenvolver um estudo sobre como “norma culta” do Português do Brasil, como um fator arbitrário na divisão de cultos e ignorantes, acarreta sérios problemas sociais a partir do preconceito que enseja. O trabalho foi feito a partir de uma revisão bibliográfica, levantando questões acerca da variação linguística do Português do Brasil e sobre a dicotomia entre língua padrão/alvo e preconceito linguístico. Tendo essa revisão como ponto de partida epistemológico, procedemos a um estudo contrastivo de diferentes tipos de gramáticas – tradicionais, escolares e científicas. Cada um desses tipos responde a objetivos sociais particulares e são baseadas em/formulam distintos conceitos de língua(gem), o que justifica a análise comparativa de como abordam determinados processos linguísticos. Nesse sentido, nosso foco recai sobre as diferenças e semelhanças no tratamento conferido pelas gramáticas no que concerne à colocação pronominal no Português Brasileiro. Objetivamos, com isso, investigar como as diferentes epistemologias sobre a língua(gem) instanciam descrições dos dados da língua e prescrições do que deveria ser a variedade culta.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-26T17:17:59Z No. of bitstreams: 1 51103207.pdf: 494308 bytes, checksum: 635dfdfdbca3531bd083a9d723159ad3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-26T17:17:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51103207.pdf: 494308 bytes, checksum: 635dfdfdbca3531bd083a9d723159ad3 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGramática tradicionalpt_BR
dc.subjectGramática escolarpt_BR
dc.subjectGramática científicapt_BR
dc.subjectVariedade da línguapt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.titleA divisão social entre “cultos” e “ignorantes”: um estudo contrastivo entre gramáticas tradicionais, escolares e científicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2013-05-08-
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51103207.pdf482.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.