Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8219
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Acosta, María Del Pilar Tobar | - |
dc.contributor.author | Freires, Cláudia de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2016-02-29T11:49:36Z | - |
dc.date.available | 2016-02-29T11:49:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8219 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo refletir acerca do processo de correção da produção textual do Enem de 2013, partindo do objetivo central do programa: a inclusão social. Os elementos norteadores foram as competências e habilidades estabelecidas para correção conforme a proposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O propósito é contribuir com os estudos acadêmicos tanto para profissionais da educação quanto para os de revisão de textos sobre os critérios e parâmetros envolvidos no referido processo da inclusão que é prospectar não a seleção dos participantes, mas sim subsidiar a busca de meios pelos quais todos possam adquirir conhecimento necessário para seu próprio desenvolvimento intelectual; Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa e documental dividida em dois momentos: (i) revisão bibliográfica concernente o tema; e (ii) coleta e análise de documentos relacionados à prova de redação do ENEM, bem como de redações efetivamente produzidas por participantes do processo. Objetivou-se, assim, compreender como a revisão de texto ocupa lugar de destaque na esfera do Exame, uma vez que por existir um desconhecimento acerca do emprego de um revisor/a/corretor/a que exerce suas funções ao corrigir as redações dos participantes. Além disso, será visto a textualidade e da intertextualidade presente em cada uma delas. Será realizada uma breve análise, a partir das teorias da Análise de Discurso Crítica (FAIRRCLOUGH, 2001), sobre a transdisciplinariedade que acontece na produção textual. O ensino da Língua Portuguesa deveria ser a disciplina com maior desenvoltura e interesse entre os estudantes, uma vez que é a principal disciplina abordada dentro da sala de aula, bem como as produções textuais, mas não é o que acontece, tanto que foram apresentadas neste trabalho exemplos de redações corrigidas pelos corretores do Enem que se desviaram do pretendido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-02-29T11:49:36Z No. of bitstreams: 1 51201586.pdf: 1219100 bytes, checksum: d9c74f39c7ff43bd00341905dd542f9c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-02-29T11:49:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 51201586.pdf: 1219100 bytes, checksum: d9c74f39c7ff43bd00341905dd542f9c (MD5) | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Enem | pt_BR |
dc.subject | Compreensão textual | pt_BR |
dc.subject | Redação | pt_BR |
dc.subject | Revisor/corretor | pt_BR |
dc.title | Paradigmas da língua formal: uma análise da textualidade e da intertextualidade nas redações do ENEM | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2015-05-12 | - |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51201586.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.