Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8222
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | As metáforas no site Nuno cobra corpo e mente: uma contribuição para a revisão textual |
Authors: | Bourjaile, Luísa Fialho |
metadata.dc.contributor.advisor: | Macedo, Denise Silva |
Abstract: | A revisão de textos, a cada dia mais, tem se tornado um trabalho de grande complexidade, tendo em vista o momento histórico presente – a chamada “Era da Informação” –, em que houve o aumento da comunicação por meio da linguagem escrita e o surgimento de novos gêneros discursivos. Desse modo, ressalta-se a importância do revisor de textos, assim como de sua qualificada formação profissional. O enfoque dado nesta pesquisa é o trabalho com metáforas conceptuais, pois esse é um ponto que deve ser considerado nos processos de análise e de revisão textual. Lakoff e Johnson (2002) afirmam que nosso sistema conceptual é naturalmente metafórico, visto que é perceptível que esse tipo de linguagem faz parte do discurso cotidiano, e não apenas do discurso literário, como é do senso comum acreditar. Neste trabalho, objetivei investigar como as definições sugeridas pelos teóricos acerca de uma forma inovadora de se entender metáforas nas realizações linguísticas aplicam-se a textos atuais e cotidianos e como podem servir de auxílio para o trabalho de revisores de texto em um suporte multimodal como o site. Após a análise dos dados, constatei a possibilidade de intervenções, por um revisor, sobretudo, ligadas ao uso das metáforas em sites. |
Keywords: | Metáfora conceptual Revisão de texto Gênero discursivo |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8222 |
Issue Date: | 23-Mar-2015 |
Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
51302299.pdf | 539.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.