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dc.contributor.advisorReis, Homero Barbosa-
dc.contributor.authorPereira, Marcelo Vieira Campos-
dc.date.accessioned2016-07-25T19:39:41Z-
dc.date.available2016-07-25T19:39:41Z-
dc.date.issued2006-06-
dc.identifier.citationPEREIRA, Marcelo Vieira Campos. A influência do endomarketing nas organizações. 2006. 41 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8657-
dc.description.abstractA presente monografia trata do estudo e efeito do endomarketing nas organizações. A análise se deteve em verificar como o endomarketing, uma ferramenta de gestão, pode influenciar não somente o cliente interno, mas também o cliente externo, os consumidores. Este estudo tem como finalidade entender como se prepara um programa de endomarketing, verificar quais tipos de instrumentos são utilizados para a sua prática, e por último verificar como o endomarketing pode influenciar na qualidade do atendimento, ajudando as organizações a satisfazer seus clientes e a enfrentar a concorrência. O embasamento teórico engloba desde pontos relacionados ao marketing, a relação do marketing com o endomarketing, a relação do endomarketing com a área de Recursos Humanos, o conceito e objetivos do endomarketing, como planejar um programa de endomarketing, os tipos de instrumentos utilizados para a implantação do endomarketing, e maneiras de se avaliar tanto o programa quanto os instrumentos; e, finalmente, como o endomarketing pode influenciar o cliente interno e as organizações. A escolha deste tema parte do pressuposto de que o endomarketing pode ajudar as organizações, transformando sua estrutura física, criando um ambiente agradável de trabalho, como também o cliente interno, tornando os funcionários motivados e eficientes, e comprometidos com os objetivos, com a missão e com as metas organizacionais, e conseqüentemente, refletindo no cliente externo. Conclui afirmando que o endomarketing é essencial para aquelas organizações que queiram ganhar competitividade e mercados, por meio da reestruturação de toda sua organização, principalmente através de seus colaboradores. Eles são determinantes para influenciar a cultura da organização, como também, refletir seus comportamentos internamente como externamente, os quais são percebidos diretamente no trato do cliente e valorizado por ele.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Angélica Reis (angelica.reis@uniceub.br) on 2016-07-11T19:17:29Z No. of bitstreams: 1 9771417.pdf: 153640 bytes, checksum: e11acc6e15ec9d73c263e5154cc603b9 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Heres Pires (heres.pires@uniceub.br) on 2016-07-25T19:39:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9771417.pdf: 153640 bytes, checksum: e11acc6e15ec9d73c263e5154cc603b9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-07-25T19:39:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9771417.pdf: 153640 bytes, checksum: e11acc6e15ec9d73c263e5154cc603b9 (MD5) Previous issue date: 2016-07-17en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA influência do endomarketing nas organizaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-07-17-
dc.description.urlhttp://repositorio.uniceub.br/retrieve/23069/9771417.pdfpt_BR
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