Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8775
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Campolina, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Mitjáns Martínez, Albertina | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-10T20:11:57Z | - |
dc.date.available | 2016-08-10T20:11:57Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOLINA, Luciana de Oliveira; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A escola pode mudar? Um estudo sobre inovação educativa e subjetividade social da escola | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8775 | - |
dc.description.abstract | Esta comunicação apresenta uma pesquisa doutoral que problematiza a dimensão reprodutiva da instituição escolar abordando teoricamente o conceito de inovação educativa. Tal conceito aponta a criação de novidades nos processos educativos que visam gerar melhorias nos contextos escolares e implicam processos sociais e individuais dos atores escolares. Tomando como base a psicologia histórico-cultural, especificamente a teoria da subjetividade de González Rey que busca gerar inteligibilidade sobre as produções de natureza simbólica e emocional, a pesquisa teve como objetivo compreender os aspectos favorecedores da inovação educativa a partir da dimensão subjetiva da instituição escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso institucional em uma escola pública brasileira considerada inovadora por suas práticas pedagógicas. A investigação se fundamentou na Epistemologia qualitativa, em que se privilegia o caráter construtivo e dialógico do conhecimento. No estudo, foi utilizado um conjunto de instrumentos de pesquisa qualitativa como: dinâmicas conversacionais com 18 membros da equipe de direção e professores e com 35 alunos e pais, bem como, análise de documentos e observações sistemáticas das atividades escolares. O processo de construção das informações possibilitou a elaboração de indicadores qualitativos sobre o que se compreende como a subjetividade social da escola os quais serão apresentados e discutidos na apresentação. De modo conclusivo, os elementos favorecedores apontaram para a abertura social por parte da instituição escolar para incorporação de mudanças e a representação positiva do espaço educativo como espaço de novidades. Os aspectos não atuaram isoladamente, mas se articularam dinamicamente na configuração social da escola. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-07-29T13:25:44Z No. of bitstreams: 1 APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf: 88184 bytes, checksum: 5df4b2726f6b665f892a672e53a0ccd8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-10T20:11:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf: 88184 bytes, checksum: 5df4b2726f6b665f892a672e53a0ccd8 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-08-10T20:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf: 88184 bytes, checksum: 5df4b2726f6b665f892a672e53a0ccd8 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29 | en |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Inovação educativa | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia qualitativa | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade social | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | A escola pode mudar? Um estudo sobre inovação educativa e subjetividade social da escola, 2015 | pt_BR |
dc.type | Outros | pt_BR |
dc.date.criacao | 2016-07-29 | - |
dc.description.notas | Resumo de trabalho submetido e aceito no XXXV Congresso Interamericano de Psicologia | pt_BR |
Appears in Collections: | RTR - Documentos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf | 86.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.