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dc.contributor.authorCampolina, Luciana de Oliveira-
dc.contributor.authorMitjáns Martínez, Albertina-
dc.date.accessioned2016-08-10T20:11:57Z-
dc.date.available2016-08-10T20:11:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCAMPOLINA, Luciana de Oliveira; MITJÁNS MARTÍNEZ, Albertina. A escola pode mudar? Um estudo sobre inovação educativa e subjetividade social da escolapt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8775-
dc.description.abstractEsta comunicação apresenta uma pesquisa doutoral que problematiza a dimensão reprodutiva da instituição escolar abordando teoricamente o conceito de inovação educativa. Tal conceito aponta a criação de novidades nos processos educativos que visam gerar melhorias nos contextos escolares e implicam processos sociais e individuais dos atores escolares. Tomando como base a psicologia histórico-cultural, especificamente a teoria da subjetividade de González Rey que busca gerar inteligibilidade sobre as produções de natureza simbólica e emocional, a pesquisa teve como objetivo compreender os aspectos favorecedores da inovação educativa a partir da dimensão subjetiva da instituição escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso institucional em uma escola pública brasileira considerada inovadora por suas práticas pedagógicas. A investigação se fundamentou na Epistemologia qualitativa, em que se privilegia o caráter construtivo e dialógico do conhecimento. No estudo, foi utilizado um conjunto de instrumentos de pesquisa qualitativa como: dinâmicas conversacionais com 18 membros da equipe de direção e professores e com 35 alunos e pais, bem como, análise de documentos e observações sistemáticas das atividades escolares. O processo de construção das informações possibilitou a elaboração de indicadores qualitativos sobre o que se compreende como a subjetividade social da escola os quais serão apresentados e discutidos na apresentação. De modo conclusivo, os elementos favorecedores apontaram para a abertura social por parte da instituição escolar para incorporação de mudanças e a representação positiva do espaço educativo como espaço de novidades. Os aspectos não atuaram isoladamente, mas se articularam dinamicamente na configuração social da escola.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-07-29T13:25:44Z No. of bitstreams: 1 APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf: 88184 bytes, checksum: 5df4b2726f6b665f892a672e53a0ccd8 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-10T20:11:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf: 88184 bytes, checksum: 5df4b2726f6b665f892a672e53a0ccd8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-10T20:11:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 APRESENTAÇÃO ORAL A ESCOLA PODE MUDAR UM ESTUDO SOBRE INOVAÇÃO EDUCATIVA E SUBJETIVIDADE.pdf: 88184 bytes, checksum: 5df4b2726f6b665f892a672e53a0ccd8 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectInovação educativapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectEpistemologia qualitativapt_BR
dc.subjectSubjetividade socialpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA escola pode mudar? Um estudo sobre inovação educativa e subjetividade social da escola, 2015pt_BR
dc.typeOutrospt_BR
dc.date.criacao2016-07-29-
dc.description.notasResumo de trabalho submetido e aceito no XXXV Congresso Interamericano de Psicologiapt_BR
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