Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNascimento, José Antônio Rodrigues dopt_BR
dc.contributor.authorLima, Patric de Melo-
dc.date.accessioned2016-08-29T19:09:19Z-
dc.date.available2016-08-29T19:09:19Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationLIMA, Patric de Melo. Gestão do conhecimento como diferencial competitivo nas organizações. 2005. 84 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2005pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8891-
dc.description.abstractEste trabalho analisa a Gestão do Conhecimento, seus elementos e suas ferramentas como diferencial competitivo nas organizações. Constata-se nesse estudo que o recurso econômico básico não é mais o capital, nem os recursos naturais, nem a mão-de-obra: é o conhecimento. Hoje, o valor é criado pela produtividade e pela inovação, que são aplicações do conhecimento no trabalho. Assim, o conhecimento das organizações torna-se o seu ativo mais importante, ainda que não seja contabilizado nos sistemas de informação econômico-financeiros tradicionais. Os ativos que compõem o balanço patrimonial intangível da empresa são responsáveis pelo seu alto valor de mercado, podendo superar bastante o seu valor contábil. Assim torna-se obvio que o valor real dessas corporações não pode ser determinado somente por analises contábeis tradicionais. O valor das organizações agora se reside em outro tipo intangível de ativo: o capital Intelectual A Gestão do Conhecimento é o processo estratégico contínuo e dinâmico que visa gerir esse capital intangível da empresa e todos os pontos estratégicos a ele relacionados e estimular a conversão do conhecimento. O método de abordagem do trabalho é o método dedutivo e os métodos de procedimento utilizados no trabalho são o monográfico e o estudo de caso, onde será feito um estudo sistemático sobre a experiência do sistema de Gestão do Conhecimento em funcionamento na empresa Siemens do Brasil. O levantamento bibliográfico e o estudo de caso demonstram que a implantação bem sucedida da Gestão do Conhecimento representa um diferencial competitivo fundamental nas organizações que a adotam. A Gestão do Conhecimento deve fazer parte da estratégia organizacional e ter sua implantação patrocinada pela alta gerência, com a participação ativa dos indivíduos e da própria empresa. Enquanto os indivíduos se tornam os atores fundamentais desse processo, cabe a empresa executar algumas ações e tomar algumas iniciativas para garantir todas as suas etapaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Barros (camila.barros@uniceub.br) on 2016-08-01T17:39:54Z No. of bitstreams: 1 9850880.pdf: 457668 bytes, checksum: 92f6ad918db5e6a327f2d92f322623bf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-29T19:09:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 9850880.pdf: 457668 bytes, checksum: 92f6ad918db5e6a327f2d92f322623bf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-29T19:09:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 9850880.pdf: 457668 bytes, checksum: 92f6ad918db5e6a327f2d92f322623bf (MD5) Previous issue date: 2016-08en
dc.language.isoporpt_BR
dc.titleGestão do conhecimento como diferencial competitivo nas organizaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-08-
Appears in Collections:ADM - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9850880.pdf446.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.